
Por: Rozembergue Alex Teixeira

Cézanne disse: Todos os elementos da natureza devem ser vistos como cubos, esferas e cilindros. Esta afirmação de Cézanne é verdadeira. Se observarmos atentamente, tudo ao nosso redor pode ser simplificado ou colocado dentro de uma forma ou corpo simples, e podemos “encaixá-lo” para começar a desenhá-lo no papel. Paul Cézanne (1839–1906) foi um pintor francês e é considerado um dos precursores do cubismo e um dos pilares da arte moderna.

Quando nos deparamos com um desenho, sempre começaremos dedicando todo o tempo necessário ao estudo das proporções e medidas do modelo e de como posteriormente as transferiremos para o papel. Devemos também estudar em quais formas e corpos simples os elementos a serem desenhados podem ser “encaixados”. A princípio, focamos apenas nas formas e volumes gerais, sem nos determos em detalhes que teremos tempo de incluir no desenho.

Ninguém decora uma casa antes de ela estar pronta. Esses exemplos ilustram isso bem e, se você os copiar seguindo os passos dele, serão muito úteis para aprender a encaixar seus desenhos. É compreensível, a princípio, olhar com genuíno pânico para a superfície branca do papel onde devemos desenhar o modelo que propusemos.


Diremos que devemos “encaixar” as formas e o modelo no formato de papel, que devemos “encaixar” cada objeto simplificando-o em formas geométricas. Mas nos perguntaremos: onde, como e em que tamanho desenho cada uma dessas formas geométricas? É preciso deixar claro que um desenho não surge de uma inspiração mágica no papel; requer raciocínio e estudo lógico de nossa parte. A primeira coisa que devemos fazer é olhar e estudar o modelo, seja ele qual for, uma simples maçã, uma paisagem ou um nu. Vamos olhar para o modelo e estudar suas medidas e proporções.
Com o tempo, seremos capazes de fazer isso mentalmente, mas, a princípio, podemos usar um lápis ou qualquer instrumento semelhante, como podemos ver nesta ilustração. Essas medidas, estudadas no modelo, devem ser transferidas para o nosso formato, sempre garantindo que cubram o máximo possível da superfície do papel, a menos que estejamos criando uma composição que exija deixar espaços em branco. Saber olhar e estudar um modelo, estudar suas medidas e proporções e saber transferi-las corretamente para o papel é essencial ao iniciar qualquer desenho.
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui