
Recebemos informações de ciclistas que desde agosto de 2025 tem-se intensificado as invasões e desmatamentos sentido estrada da Serrinha em Passagem, com grande número de construções, cercas e barracos margeando a estrada, já subindo para o alto da Serrinha. Também já está sendo desmatada área próximo ao Cruzeiro de Pedra em Passagem.
Ciclistas indignados pois vem a natureza destruída e até são abordados como invasores. Eles alertam para os entulhos e materiais de construção colocados na estrada da Serrinha que podem encurtar a pista e até causar acidentes.

Fato é que o combate as invasões irregulares na Serrinha já foi feito por várias vezes ao longo dos anos por uma força tarefa envolvendo Prefeitura, Polícia Ambiental e Polícia Militar. Segundo um agente de segurança de Mariana que já atuou no combate a invasão, os invasores sempre voltam depois para tentar invadir de novo.
“Um dia retira a cerca, derruba barraco de um cômodo, no outro dia estão lá de novo! Muitos já oferecem o lote por dez mil, vinte mil reais. A ideia é vender rápido para o comprador enfrentar o problema. ” Disse.
A Serrinha está dentro do Parque Estadual do Itacolomi e a área limítrofe a ela é considerada zona de amortecimento e proteção, chamada de área verde.
O combate ao desmatamento é uma responsabilidade compartilhada entre diferentes níveis de governo (União, Estados e Municípios) e órgãos específicos, como o IBAMA e o ICMBio. Instituições de pesquisa como o INPE monitoram a situação, enquanto o Ministério do Meio Ambiente coordena políticas e programas. Além disso, a sociedade civil, como organizações não governamentais, e os próprios moradores desempenham um papel crucial no monitoramento e na proposição de soluções.

Muitos descobriram a invasão como forma de ganhar dinheiro, invadindo e vendendo terras, tanto em Mariana e Ouro Preto se tornaram alvos dessa prática que avança destruindo tudo em seu caminho. Tratores e retroescavadeiras já foram até apreendidos abrindo estradas para dar acesso aos novos “loteamentos” em forma de invasão.
Se as invasões continuarem em breve estarão próximas a onde é captada a água da Serrinha. Como combater invasões clandestinas e evitar desmatamento ?
Qual é o papel da Câmara de Vereadores de Mariana, Prefeitura, Parque do Itacolomi, Policia Militar do Meio Ambiente e o Ministério Público de Mariana frente a esse problema ? Essas terras tem dono, com propriedade registrada, ou são terras públicas ?
A omissão de um agente público pode ser um crime, configurando, por exemplo, a prevaricação (art. 319 do Código Penal) quando a omissão visa satisfazer um interesse pessoal, ou pode gerar responsabilidade por improbidade administrativa quando há dolo (intenção) e violação dos princípios da administração pública.
Para receber notícias do jornal O Espeto em seu whatsapp clique aqui