
Ação conjunta busca fortalecer a cadeia produtiva do mel e incentivar o desenvolvimento sustentável da apicultura na região
Na sexta-feira (03), data em que se celebra o Dia Nacional da Abelha, aconteceu uma reunião junto aos apicultores da região de Santa Rita de Ouro Preto. Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itabirito e Ouro Preto, o encontro teve o objetivo de apresentar um programa de capacitação para os profissionais. A Secretaria Municipal de Agropecuária de Ouro Preto é uma apoiadora.
A reunião foi conduzida pelo presidente do Sindicato, Bruno Moreira, que explicou sobre o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). “O ATeG é uma oportunidade para que o apicultor aprimore seu trabalho e consiga aumentar sua produção de forma sustentável, com o apoio técnico e gratuito”, ressaltou. A expectativa é de que o programa tenha início no próximo mês e aconteça no distrito.
A prática de criar abelhas tem se destacado como uma atividade sustentável e rentável, com a produção de mel e outros derivados. A apicultura também é essencial para a polinização das plantas e contribui para o equilíbrio ambiental e fortalecimento da agricultura local.
Saiba mais
O ATeG oferece acompanhamento técnico e gerencial aos produtores, com foco em melhorar a produção, o manejo das colmeias e a gestão das propriedades. O programa tem duração de dois anos e, nesta edição, conta com a formação de um grupo com 30 apicultores, que já foram selecionados. Durante esse período, os participantes recebem visitas técnicas, capacitações e cursos oferecidos pelo Senar.
Texto: Arthur Xavier
Revisão: Greiza Tavares/Fonte: PMOP
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui