Reunião apresenta oportunidade de capacitação para apicultores de Ouro Preto

    Ação conjunta busca fortalecer a cadeia produtiva do mel e incentivar o desenvolvimento sustentável da apicultura na região

    Na sexta-feira (03), data em que se celebra o Dia Nacional da Abelha, aconteceu uma reunião junto aos apicultores da região de Santa Rita de Ouro Preto. Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itabirito e Ouro Preto, o encontro teve o objetivo de apresentar um programa de capacitação para os profissionais. A Secretaria Municipal de Agropecuária de Ouro Preto é uma apoiadora.

    A reunião foi conduzida pelo presidente do Sindicato, Bruno Moreira, que explicou sobre o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). “O ATeG é uma oportunidade para que o apicultor aprimore seu trabalho e consiga aumentar sua produção de forma sustentável, com o apoio técnico e gratuito”, ressaltou. A expectativa é de que o programa tenha início no próximo mês e aconteça no distrito.

    A prática de criar abelhas tem se destacado como uma atividade sustentável e rentável, com a produção de mel e outros derivados. A apicultura também é essencial para a polinização das plantas e contribui para o equilíbrio ambiental e fortalecimento da agricultura local.

    Saiba mais

    O ATeG oferece acompanhamento técnico e gerencial aos produtores, com foco em melhorar a produção, o manejo das colmeias e a gestão das propriedades. O programa tem duração de dois anos e, nesta edição, conta com a formação de um grupo com 30 apicultores, que já foram selecionados. Durante esse período, os participantes recebem visitas técnicas, capacitações e cursos oferecidos pelo Senar.

    Texto: Arthur Xavier

    Revisão: Greiza Tavares/Fonte: PMOP

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui