De acordo com informações do SAAE Mariana enviadas nessa segunda semana de outubro de 2025 a diminuição da captação de água causa redução no abastecimento o que força a alternância no fornecimento de água em alguns bairros.
Recebemos reclamações de leitores sobre o abastecimento em Mariana, alguns há vários dias sem água, e encaminhamos ao SAAE, que respondeu dizendo que em alguns locais o abastecimento está sendo feito em horários alternados.
Um dos motivos apontados pelo SAAE é que a redução do volume de água que vem da captação do Cristal e abastece o reservatório do Estrela do Sul o que força as alternâncias no abastecimento.
Também a água que vem da ETA Sul não está sendo suficiente para os bairros São Gonçalo e Santo Antônio, causando redução no abastecimento de algumas da ruas.
O SAAE informa ainda que o abastecimento está sendo realizado, porém alguns bairros estão com horários alternados e reduzidos.
Nova Captação:
Estava em construção na época da ex-prefeita Terezinha Ramos uma captação de água na Cachoeira da Mombaça, que levaria por gravidade água para o centro e Bairro Santo Antônio porém a obra foi abandonada e os canos desenterrados e roubados. Essa obra poderia contribuir para o abastecimento de Mariana, informou um funcionário do SAAE em entrevista ao jornal O Espeto á época da construção da rede da captação, que nem chegou a ser construída.
Hidrômetros
Segundo informações divulgadas pelo SAAE Mariana já foram instalados 3.709 hidrômetros até o dia 19/05/2025. A medida segundo o SAAE visa identificar vazamentos e ter maior controle no fornecimento de água a população, além de ser uma forma de combater o esperdício.
O SAAE afirma que a iniciativa da instalação dos hidrômetros tem como foco principal combater o desperdício e promover o uso consciente da água: “Com a instalação dos equipamentos, o SAAE passa a ter maior controle sobre o volume de água consumido na cidade, o que permite o desenvolvimento de ações mais eficazes para uma distribuição justa e equilibrada entre os bairros. Entre os benefícios, estão ainda a identificação mais ágil de vazamentos e irregularidades na rede, a otimização das manutenções e o planejamento mais eficiente dos serviços de distribuição.”
Passa ano e entra ano, Mariana continua a mercê da chuva e de caminhões pipa para abastecimento, apesar dos avanços na atual gestão Juliano Duarte e Sônia Azzi que inaugurou importantes obras, como a captação de água de poço artesiano no Gogo e ampliação de reservatórios em diversos bairros. Que essas inciativas continuem para que não falte água nas casas dos marianenses.
Cachoeira da Mombaça, no Parque do Gogo, entre Passagem e Mariana foi apontada como uma possibilidade para abastecimento para Mariana.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui