Câmara de Mariana propõe audiências para revisitar os 10 anos do desastre que mudou Mariana

    Por: Rozembergue Alex Teixeira

    Na segunda-feira, 10 de novembro de 2025, a Câmara Municipal de Mariana realizou mais uma Reunião Ordinária, marcada por importantes discussões e pela apresentação de requerimento sobre os dez anos do rompimento da Barragem de Fundão, ocorrido em 2015.

    De autoria do vereador Manoel Douglas Soares Oliveira (Preto do Cabanas), que propõe a realização de audiências públicas para debater os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes do desastre de Fundão considerado o maior da história do país. A proposta busca criar um espaço democrático de escuta e fiscalização, reunindo autoridades, empresas, atingidos e representantes da sociedade civil.

    O documento enfatiza que, mesmo após uma década, as consequências do rompimento ainda afetam fortemente as comunidades marianenses, com prejuízos materiais e imateriais que comprometem o desenvolvimento local e os direitos fundamentais dos atingidos. O requerimento cita como base legal o artigo 31 da Constituição Federal e o Regimento Interno da Câmara, reforçando o papel fiscalizador do Legislativo e o compromisso com a transparência e a participação popular.

    Para compor o debate nas audiências, o texto sugere o convite a diversas instituições, como a Prefeitura de Mariana, as empresas Samarco, Vale e BHP, o Ministério Público, a OAB, associações de atingidos e representantes do Governo Federal e Estadual. O objetivo é garantir um debate plural e técnico sobre as ações de reparação realizadas, as pendências existentes e os caminhos para efetivar a recomposição dos danos causados pelo desastre.

    Durante a leitura do requerimento, o vereador Fernando Sampaio de Castro sugeriu que a empresa BHP Billiton fosse incluída formalmente entre as convidadas, destacando a importância de responsabilizar todos os envolvidos no rompimento da barragem.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui