
Por Helena Paz
Ouro preto sediou, o 1º Fórum Regional de Diversificação Econômica | Edição Ouro Preto (FRDE | OP) nos dias 29 e 30 de janeiro de 2026, no Centro de Artes e Convenções da UFOP.
Rosane Santos, executiva de sustentabilidade da Samarco, disse é necessário a integração das vocações locais como resposta para o desenvolvimento futuro”.
O evento contou também com o Empreedelas, debatendo o protagonismo do empreendedorismo feminino do território. O projeto é realizado pela Prefeitura de Ouro Preto, pela ADOP (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto) e também pelo Instituto Fórum.
Na abertura do encontro, no dia 29, estiveram presentes o prefeito Angelo Oswaldo e Felipe Guerra, Secretário de Desenvolvimento Econômico, além de outras autoridades do poder público de Ouro Preto e representantes do poder produtivo e de instituições importantes para o debate de estratégias e soluções para a construção de caminhos para a diversificação econômica no município.
Na parte da tarde, o fórum foi aberto com a palestra “Quando dar sentido ao trabalho transforma a vida”, da presidente da Federaminas Mulher, Izabel Mendes.

O clima de inspiração seguiu com o momento do painel “Estrelas que Brilham”, que foi dedicado a mulheres que protagonizam o desenvolvimento econômico no município, e na mesma proposta aconteceu também a feira “Mulheres que Inspiram e Transformam Ideias em Oportunidades”.
Mais tarde, durante a solenidade, o prefeito Angelo Oswaldo projetou suas expectativas e ressaltou a importância do evento para o município: “Quais são as alternativas do desenvolvimento socioeconômico, sem monopólio, sem exclusividade e sem ênfase apenas no setor como a mineração. Queremos a mineração sim, mas compatível com nosso meio ambiente, a nossa cultura e, ao mesmo tempo, queremos mais possibilidades com empregos, renda e condições saudáveis de vida”, disse Prefeito Ângelo.

O objetivo do fórum foi debater, a partir de um diálogo com o território, o desenvolvimento econômico, empreendedorismo, inovação, turismo e inclusão produtiva, economia criativa, desenvolvimento rural, a economia verde, tudo isso dentro dos parâmetros do eixo da PADE (Plano de Diversificação Econômica de Ouro Preto), para que Ouro Preto se desenvolva de forma coletiva e diversa, aproveitando toda a riqueza do território.
No dia 30, a abertura do evento foi com Rosane Santos, executiva de sustentabilidade da Samarco, que iniciou a solenidade com temas pilares discutidos ao longo do dia, como o turismo sustentável regenerativo, economia criativa associada à tecnologia e agricultura familiar, que trazem a ideia da sustentabilidade aliada ao desenvolvimento: “A gente precisa pensar em como a gente olha e enxerga a sustentabilidade como oportunidade, não como obstáculo. Importante seguir uma tendência que é global e que urge pela integração das vocações locais e que seja a resposta para o desenvolvimento futuro e presente”, afirmou.
O fórum se mostrou extremamente relevante para o município e estabeleceu um diálogo concreto entre poder público, setor produtivo e sociedade civil. Os temas discutidos mostraram reflexões e soluções práticas e importantes para um desenvolvimento econômico mais diversificado, sustentável e inclusivo para toda a sua população.
A ACIAM/CDL Mariana marcou presença no 1º Fórum Municipal de Empreendedorismo Feminino de Ouro Preto, que integrou a abertura do 1º Fórum Regional de Diversificação Econômica de Minas Gerais – Edição Municipal Ouro Preto.
O encontro, promovido pela EmpreeDelas, destacou o protagonismo feminino no desenvolvimento econômico, fortalecendo redes, conexões e a troca de experiências entre empreendedoras e lideranças.
Representando a ACIAM/CDL Mariana, estiveram presentes a presidente Ana Cristina Coura e o gestor executivo Helielcio Vieira, além da diretora Heliene Vieira, vice-presidente da ACIAM Mulher e do EmpreeDelas, que também atuou na organização do Fórum.
A ACIAM/CDL Mariana parabeniza todos os envolvidos e reforça seu compromisso com iniciativas que fortalecem o empreendedorismo feminino e o desenvolvimento regional.
Para receber notícias do jornal O Espeto em seu whatsapp , clique aqui