“Estrella Mariannense : o primeiro jornal de Mariana”. Entrevista com Prof. Rafael Moura Santos  

    “Em 3 de maio do ano de 1830 surgia em Mariana seu  primeiro jornal: “Estrella Mariannense”. Conta o Prof. Rafael Moura Santos, que durante grande parte de sua vida foi colecionador de jornais de Mariana. Ele doou seu acervo de jornais e revistas para o Departamento de História do ICHS-UFOP.

    Também em 1830, surgiu a “Folhinha de Rezas do Bispado de Mariana”, contendo além de orações, muitas informações de utilidade pública, tais como: épocas próprias para plantio e colheita, guia diário e datas dos eventos anuais da diocese  de Mariana.

    Os primeiros jornais de Ouro Preto, foram publicados em 1824, sendo a “Abelha do Itacolomi” e “O Compilador Mineiro”.

    Prof. Rafael herdou a paixão pelos jornais do pai Waldemar de Moura Santos, que participa ativamente da imprensa, sendo redator da “Folha Mariana” e “Cruzeiro”, e escreveu para 33 jornais de todo Brasil e inclusive para o jornal O ESPETO na década de 1930.

    “Naquele tempo os jornais davam muito espaço para política nacional, por exemplo o Estrella Mariannense na sua primeira edição em 1830 discutia a constituição de 1824. Assim também vemos nas páginas do O Compilador Mineiro de Ouro Preto em 1830.” Disse Rafael, que ressalta que os jornais eram mais de opinião do que informativos.

    Para Rafael a tradição de cultivo da leitura já caracterizava a sociedade marianense desde o século XVIII, tendo a primazia em estabelecer a mais antiga instituição de ensino da Capitania: o Seminário, em 1750. Mariana teve a primazia de criar os primeiros estabelecimentos de ensino de Minas: o Seminário e o Colégio Providência e segundo Rafael contribuíram para trazer o mundo das letras para mais perto da população e criar uma comunidade de leitores, lembrando que na época era alto o índice de analfabetismo no Brasil.

    Já a “FOLHINHA DE MARIANA”, afirma Rafael,  foi criada em 1870, por determinação de Dom Viçoso, incumbindo ao Coronel Joaquim Pongees de Moraes, possuidor de uma pequena gráfica, a elaboração de um calendário, intitulado “Folhinha Civil e Eclesiástica do Bispado de Mariana”.

    “Ao tomar posse no Bispado, Dom Silvério Gomes Pimenta comprou uma tipografia, determinando ao hábil tipógrafo, Agripino Claudino dos Santos, a elaboração de uma nova folhinha de parede. Surgiu então a “Folhinha Eclesiástica de Mariana.Comprando os direitos autorais da Folhinha Moraes — como ficou sendo conhecida a primeira folhinha —, o Arcebispo Dom Oscar de Oliveira fundiu-as numa só, sob o título de “Folhinha Eclesiástica da Arquidiocese de Mariana”, composta e impressa na Editora Dom Viçoso.”

    O jornal O ESPETO surgiu 30 de setembro de 1928, marcado pela forte presença dos trabalhadores da Mina e vínculo com a comunidade de Passagem.

    Para Rafael Moura Santos a Imprensa em Mariana vem registrando para a posteridade a sociedade e opiniões da época que desde o século XIX revelam um quadro social através das páginas dos jornais e periódicos, das diversas publicações de relevante importância social, política e religiosa, e também por obras editadas por notáveis escritores, jornalistas e historiadores.

    Para saber mais : Caso o leitor queira consultar os jornais antigos você pode ir ao ICHS – UFOP onde está a coleção do Prof. Rafael, ou também na Cúria de Mariana que é guardiã de interessante arquivo dos jornais de Mariana.

    Alguns jornais :

    O Cruzeiro : Orgão Oficial de Moços Catholicos : Deus e Pátria

    Agulha : Jornalzinho dedicado aos interesses da mocidade da terra. Propriedade de uma sociedade anônyma de rapazes destemidos e independentes. ( década 1920)

    O Reflexo ( 1919)

    Folha Mariana e Folha de Mariana ( 1950)

    O Germinal ( órgão do partido republicano mineiro do município – 1905 a 1955)

    Rio Carmo (  órgão do partido republicano mineiro do município – 1902)

    O Caramuru – 1916 – Órgão do Grêmio Litterário Santa Rita Durão.

    A Verdade – Periódico Dedicado aos interesses do povo – 1934

    Seleções Estudantis ( órgão oficial da União Estudantil de Mariana) Redator Ivan Tukoff ( 1964)

    O Espeto : ( Passagem de Mariana – Órgão Literário crítico e noticioso : 1928

    O Mineiro ( Passagem de Mariana – 1935) Órgão literário, noticioso e humorístico.

    O Campal ( Órgão Humorístico, noticioso, quinzenal dedicado a Elite Local) ( 1920)

    Gaivota : 1921 ( conservador)

    O Marianense : 1923 – Órgão independente, humorístico, noticioso, e literário de propaganda)

    A Matraca : 1926 – Jornalzinho imparcial, crítico , humorístico, noticioso

    Dom Silvério : 1893 – Órgão oficial da Archidiocese de Mariana.

    O Romano : 1851 : Miscelânia dogmática, moral, ascética e histórica.

    O Viçoso : Arquidiocese de Mariana 1898

    Jornais de Mariana atualmente : Jornal O ESPETO, Jornal Ponto Final, e Jornal Panfletus