Excelente oportunidade para conhecer as belezas do parque do Itacolomi. Preço do ingresso é dez reais.

Com saída as nove horas, com duração média de 2h a 2h30, a caminhada será conduzida por guias e contará com paradas interpretativas, pausas para hidratação e momentos de contemplação — incluindo um minuto de silêncio coletivo ao final do percurso.
Experiência para todos os públicos que são convidados para percorrer trilhas históricas em meio à natureza acompanhados por guias, onde se situa a área do Parque do Itacolomi.
O Pico propriamente fica em território de Passagem de Mariana e é o ponto mais alto da região com quase dois mil metros.
No próximo dia 21 de abril de 2026, feriado nacional, Dia de Tiradentes, o Parque Estadual do Itacolomi promove uma programação especial que une história, natureza e experiência ao ar livre: a Caminhada da Inconfidência.
Localizado entre as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, o parque carrega em seu território marcas importantes do período colonial brasileiro — cenário que dialoga diretamente com o contexto da Inconfidência Mineira, homenageada na data.

Com um percurso leve e acessível, a atividade convida participantes de todas as idades a percorrerem cerca de 2 a 3 quilômetros dentro do parque, em uma jornada guiada que resgata a memória da Inconfidência Mineira — movimento que marcou a luta por liberdade no Brasil colonial e que mantém forte conexão simbólica com a região.
A proposta vai além de uma simples caminhada. Ao longo do trajeto, dividido em quatro pontos principais, o público é conduzido por uma narrativa que integra natureza, cultura e história, reforçando o papel do Parque Estadual do Itacolomi como um dos marcos mais emblemáticos da paisagem mineira.
Um percurso entre paisagens e memórias
A caminhada tem início no Centro de Visitantes do parque, onde os participantes são recepcionados e introduzidos à proposta da experiência. A partir daí, o trajeto segue por quatro pontos estratégicos:
Centro de Visitantes: concentração, orientações iniciais e abertura oficial
Museu do Chá: conexão entre cultura, cotidiano e natureza
Casa Bandeirista: marco histórico da ocupação do território e contextualização da Inconfidência
Capela: ponto final da experiência, com vista privilegiada e momento simbólico de encerramento
Com duração média de 2h a 2h30, a atividade será conduzida por guias e contará com paradas interpretativas, pausas para hidratação e momentos de contemplação — incluindo um minuto de silêncio coletivo ao final do percurso.
Experiência para todos os públicos
Voltada a famílias, estudantes, moradores locais e visitantes, a Caminhada da Inconfidência reforça o compromisso do parque em aproximar a comunidade de seu patrimônio natural e histórico.
A iniciativa faz parte da estratégia da Parquetur, concessionária que atua na administração do uso público do parque, de ampliar o acesso consciente aos parques naturais como espaços multifuncionais, capazes de receber eventos esportivos e culturais de forma sustentável, e assim promover o turismo regional.
Serviço
Caminhada da Inconfidência
Parque Estadual do Itacolomi – Ouro Preto (MG)
21 de abril de 2026 (feriado de Tiradentes)
Concentração a partir das 9h
Percurso: 2 a 3 km (nível leve)
Inscrição: R$ 10,00 por participante (já inclui o ingresso no parque)
Exclusivo pelo site: https://parquedoitacolomi.com.br/loja
Política de isenção: Moradores do entorno:
Meia-entrada e gratuidade:
É necessário apresentar na bilheteria um documento oficial com foto, acompanhado de documento comprobatório do benefício, conforme o caso, como carteira estudantil válida, documento de identidade para idosos, laudo ou carteira de pessoa com deficiência (PcD) ou comprovante do CadÚnico.
Endereço:
Parque Estadual do Itacolomi, BR-356, Km 98 – Bauxita Ouro Preto – MG, 35400-000
Horário de Funcionamento: Terça a domingo e feriados, das 8h às 17
Sobre a Parquetur que administra o Parque do Itacolomi
A Parquetur é uma empresa brasileira e uma das maiores concessionárias do setor de parques naturais no Brasil, que presta serviços de apoio aos visitantes dos parques, com foco na conservação e na proteção da natureza e grande atuação na educação ambiental.
Atua na administração do uso público do Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro; do Caminhos do Mar, em São Paulo, que faz parte do Parque Estadual Serra do Mar; do Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais; do Parque Estadual do Itacolomi, também em Minas Gerais; e do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Também detém a concessão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, cujo processo de administração do uso público está em fase de implementação e que passará a ser operado pela Parquetur em breve.
A proposta da Parquetur é (re)encantar as pessoas a partir de uma abertura gentil e imersiva da natureza, promovendo maior acessibilidade ao público visitante destas áreas, conservando a biodiversidade, indo além do ecoturismo e colocando a natureza como protagonista e como um recurso a ser conservado e valorizado.
Política de isenção de ingresso para moradores do entorno consulte o site do parque do Itacolomi.
Há politica de isenção e desconto para moradores do entorno do parque do Itacolomi.
Fonte consultada : Assessoria de comunicação do Parque Tur / Imaginadora Assessoria