SUPER PRAGA PODE INFESTAR MARIANA: CARAMUJO GIGANTE AFRICANO SE ESPALHA
    Muitas pessoas pegam o caramujo com as mãos o que pode fazer mal a saúde. foto dia 06 de janeiro de 2020. Casa na Rua Olímpio Diniz, Passagem. por Leandro H. Santos.

    O Caramujo africano gigante é uma das dez piores pragas do mundo. Sem predador natural no Brasil ele se espalha por todo lado; cada um tem a capacidade de botar 500 a 900 ovos, que ficam enterrados na terra cerca de 10 a 15 cm, esperando só a chuva para eclodir.

    Ele come de tudo, porém tem preferência por missim miojo e cerveja, assim são atraídos por moradores em iscas improvisadas dentro de baldes. Também escalam bananeiras, muros, extremamente resistentes ao calor.

    Como começou quando há cerca de 20 anos uma pessoa alugou uma casa na rua Olimpio Diniz e trouxe essa praga para comer, não deu certo. Essa pessoa sem consciência foi embora e deixou sua criação que foi espalhando pelos quintas e matas, logo estava na rua da Praia, Campinho, Dom Veloso, e adjacências.

    O Caramujo foi para Mariana em entulhos saídos de casas de Passagem. Até um marido pra vingar da ex-mulher foi até Mariana jogar caramujo no quintal da casa dela. Deu polícia e trabalha para o pessoa da Prefeitura que foram lá catar. E também pelo Ribeirão do Carmo os caramujos descem com quando alguém joga entulho no rio. Serviços de tele-caçambas também levam o caramujo para seus depósitos. Estamos prestes a enfrentar um epidemia em poucos anos de caramujo africano.

    Risco para saúde: alguns casos de meningite estão relacionados a esse caramujo.

    Então como ficar livre dessa praga? Trabalho, trabalho.

    O que já foi feio pelos moradores de Passagem: acabar com quintal, cimentando, cortando todas árvores, acabando com hortas, como eu fiz. E também comprando lesmicida, veneno para caramujo, que mata não só o dito mas tudo também, além de ser absorvido pelas plantas e assim o veneno vira risco a saúde dos bichos, pássaros e morcegos que comem frutas de árvores que absorvem o lesmicida. Porém é usado em larga escala devido a proliferação do caramujo.

    Papel do poder público:  A Prefeitura de Mariana realizou reuniões com a comunidade, colocou tambores nas ruas para moradores depositar os caramujos que são levados para serem incinerados.

    Trabalho da Sec. de Saúde de Mariana em 2017: falta de continuidade é prejudicial

    A praga se prolifera cada vez mais, e agora na época das chuvas aparecem com força total. Na natureza sem ter predador natural com comida abundante esses caramujos em breve invadirão Mariana.

    Resta a Prefeitura de Mariana continuar a combater essa praga porém esbarra na falta de consciência de moradores que não combatem o caramujo. Uma campanha de conscientização é a primeira ação a ser feita novamente. E com continuidade. Além da vigilância sobre os entulhos que saem de Passagem. Pois tanto Ouro Preto como Mariana podem ser infestados.

    Tambores coletores de caramujo
    foram colocados por muitas ruas de Passagem de Mariana

    Sinval, morador de Passagem, afirma que suas galinhas matam todos caramujos que foram na sua horta. Cada um combate com pode. Edson Papa morador da Rua Olimpio Diniz disse que seus cachorros latem quando encontram um caramujo, ajudando assim a cata-los.

    O combate não pode parar, pois em breve Mariana será invadida pela super praga dos caramujos africanos gigantes. No córrego do Seminário já foram encontrados alguns, é questão de tempo.