O site fazpramim.org está enganando internautas em Itabirito com agendamentos falsos para a confecção de carteiras de identidade (RGs) no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) itabiritense.
Quando consultado, o site oferece a opção de agendamento em Itabirito. Todavia, cobra uma taxa de R$ 24,90. O internauta, então, paga pela taxa, e faz um agendamento falso.
Duas pessoas, somente nesta quarta-feira (19), foram vítimas do golpe em Itabirito. Elas foram ao CAC com boleto pago (emitido pelo site em questão).
“O serviço de agendamento para a confecção de carteiras de identidades é gratuito, e feito por meio do site oficial da Câmara Municipal de Itabirito. Pelo site da Câmara é que se chega ao site da Prodemge (do Governo de Minas). Este site estadual é o único que faz o agendamento. Não há taxa cobrada pelo serviço por parte da Câmara no caso de primeira via do RG. Contudo, é cobrado, em caso de segunda via da carteira de identidade, o DAE (Documento de Arrecadação Estadual). Quem faz a cobrança (somente no caso de segunda via) é o Governo do Estado de Minas Gerais, e não a Câmara”, informou o CAC.
Não é de hoje que o fazpramim.org atua. Em 2018, matéria da Folha de São Paulo denunciou o site.
A assessoria de comunicação da Câmara tentou contato com o fazpramim.org, mas não obteve êxito.Foto: Imagem de internet
Fonte: ASCOM Itabirito