No intuito de evitar a entrada de pessoas infectadas ou com suspeitas de contaminação pelo novo Coronavírus em Ouro Preto, a Prefeitura aderiu na última terça-feira (24) à Barreira Sanitária.
A medida, adotada também por outras cidades, consiste no controle da entrada de pessoas nos terminais rodoviários de Ouro Preto e do distrito de Cachoeira do Campo, objetivando conter uma possível propagação da pandemia neste período de quarentena.
A barreira é formada por agendes de endemias que orientam os passageiros que desembarcam nestes terminais sobre as formas de prevenção contra a doença, além de realizarem a aferição da temperatura corporal dessas pessoas. Quem passa pelos terminais é convidado a responder ao questionário contendo informações sobre o Coronavírus.
O diretor do Departamento de Vigilância Sanitária do Município, Ricardo Fortes, explica que “essa ação tem como finalidade realizar o controle sanitário das pessoas que chegam à cidade. No momento em que é feita esta abordagem, o cidadão recebe um folheto contendo os telefones pelos quais ele pode entrar em contato caso apresente os sintomas característicos dessa desta gripe”. O diretor destaca ainda que, se for necessário, as barreiras poderão ser colocadas em outros pontos da cidade.
De acordo com o setor de Vigilância Sanitária, aqueles que apresentarem sintomas da doença serão encaminhados ao sistema de saúde e colocados em quarentena seguindo os protocolos necessários.
Fonte: Prefeitura Ouro Preto comunicacao@ouropreto.mg.gov.br