Será nesta quinta-feira (16/04),mais uma etapa da campanha de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya.
▶️ Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e de Obras percorrerão as ruas do município recolhendo móveis antigos, plásticos, inservíveis, pneus, colchões, lixo eletrônico, sofás, latas e possíveis criadouros da dengue .
▶️ Os moradores do Bairro Renascer, Patrimônio, Mercês e da Sede do município deverão fazer uma vistoria no quintal e retirar todos os resíduos que possam acumular água. Os materiais devem ser colocados na frente de suas casas para que o caminhão possa recolher.
▶️ A coleta começa às 8 horas e não serão recolhidos entulhos de construção e madeiras.
▶️ A campanha de limpeza visa eliminar os criadouros do mosquito nas residências, pois a maior parte dos foco de dengue são encontrados dentro dos imóveis. Toda fonte de água parada é potencial criadouro. Calhas entupidas, vasos de flores, vasos sanitários com pouco uso, ralos, resíduos espalhados no quintal, garrafas e recipientes armazenados de boca para cima, reservatório de água de geladeiras, de ar condicionado, caixas d’água mal tampadas, potes de água de animais que não sejam lavados semanalmente.
▶️ Vale lembrar que a SMS orienta que apenas 10 minutos de cuidado semanais em nossas casas são suficientes para manter o ambiente livre do Aedes.
▶️ De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz, o município encontra-se em Alto Risco para uma epidemia de Dengue.
ASCOM/PREFEITURA SANTA CRUZ DO ESCALVADO.