Após conserto, aparelho será utilizado no tratamento de pessoas infectadas com a COVID-19
Em meio às ações de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19), o 52º Batalhão da Polícia Militar (52º BPM) realizou na manhã desta segunda-feira, dia 13 de abril/2020, mais um ato preventivo: o recolhimento de um respirador mecânico na Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto, para reparo e posterior utilização no tratamento de pacientes infectados pela doença.
O Subcomandante do 52º BPM, Major Ermeson Santos Viera, foi o responsável pelo recolhimento do ventilador mecânico pulmonar, junto ao Capitão Médico PM Thiago Versiani e ao Assessor de Comunicação, 1º Tenente Rafael Veríssimo. O respirador foi cedido pela Santa Casa, por prazo indeterminado, e foi levado para a Academia da Polícia Militar, em Belo Horizonte (MG), para ser consertado com o apoio de empresas parceiras, sem custo. Após o conserto, o aparelho será encaminhado, em primeiro momento, para o Hospital de Campanha montado no Expominas, em BH. E, em momento futuro, será devolvido à Santa Casa de Ouro Preto.
A busca dos aparelhos está sendo comandada pela Polícia Militar, em apoio à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), na realização da Operação de apoio humanitário ao enfrentamento da COVID-19. A Operação teve início no dia 3 de abril e, até a semana passada, a PMMG já havia visitado 290 estabelecimentos de Saúde e recolhido 206 respiradores mecânicos que estavam em desuso, em hospitais públicos e particulares do estado. A missão foi incumbida à Polícia Militar em razão de sua capilaridade e presença em todos os municípios de Minas Gerais.
Fonte: https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/noticiaspoliciais/conteudo.action?conteudo=202660&tipoConteudo=noticia. Acesso em 13-04-2020