O Vereador Juliano em entrevista ao jornal O ESPETO dia 18 de junho de 2020 ao jornal O ESPETO fala sobre o crescimento de ocupações irregulares em Mariana. Vereador Juliano citou os locais onde estão ocorrendo invasões: Linha de ferro sentido Bandeirantes, Pico da Cartucha, APA do Seminário, área do parque do Gogo, Morada do Sol, Alto de Santa Rita de Cássia, São Gonçalo em uma área de filito, de alto risco geológico, e também há invasões na área da Serrinha, local de onde vem grande parte da água para Mariana além de estar localizada no Parque do Itacolmi.
Temos ocupações já consolidadas, e em processo de consolidação. Quem já está ocupando uma área já possui a sua posse só pode ser retirado via ação judicial de desapropriação que deve ser movida pelo proprietário do terreno. Mas não podemos permitir o avanço das invasões principalmente em locais de proteção ambiental como a APA ( Area de Proteção Ambiental) do Seminário e da Serrinha.”
Vereador Juliano disse que os proprietários das terras invadidas são a Arquidiocese de Mariana, Minas da Passagem, Vale, e até terras da Prefeitura de Mariana. “Cabe a eles zelar pelas suas terras”. Mas o poder público tem a obrigação de colaborar na medida do possível.
“Ocorre furto de energia elétrica, ocorre crime ambiental, ocorre construções sem seguir o plano diretor, sem rede de água e esgoto. Isso temos que evitar. Nossa preocupação é que por exemplo num período de chuvas pode ocorrer desabamentos, e causar transtornos, por isso o poder público, prefeitura, câmara, policia militar, polícia civil, policia ambiental, defesa civil, devem atuar. E não é fácil, já recebi até ameaças de morte de enfrentar abertamente essas invasões, mas não podemos permitir essas invasões, não podemos permitir a grilagem de terras”.
Vereador Juliano agradece o apoio do Delegado de Mariana Dr. Cristiano, que em várias operações tem feito grandes avanços para coibir a grilagem de terras, onde pessoas invadem, desmatam, loteiam e depois vendem as terras para outros que compram de boa fé, sendo enganados. “ Recentemente algumas pessoas pessoas já foram presas na região da Serrinha por isso”.
Juliano afirma que a medida mais importante para combater as invasões é a criação pelo Prefeito Duarte do Comitê contra invasão a cargo da Defesa Civil com vários órgãos de segurança.