Clínica de Olhos de Ouro Preto inicia as suas atividades

    A partir desta segunda-feira, 20 de julho, começa a funcionar na Policlínica, no Bairro São Cristóvão, a Clínica de Olhos de Ouro Preto. Agora, a população passa a ter assistência médica completa, gratuita e integral, dentro do município, não sendo necessário o deslocamento de pacientes para Belo Horizonte e Betim, por exemplo.

    No setor de glaucoma, a população contará com uma equipe de oftalmologistas especializados no diagnóstico, realização de exames (como campo visual computadorizado, paquimetria, curva diária de pressão e gonioscopia), além da dispensação gratuita dos colírios usados no controle da pressão intraocular.

    A unidade de catarata contará com avaliação diagnóstica. Aqueles que necessitarem, realizarão intervenção cirúrgica de forma permanente, com equipe de referência e equipamentos de última geração.

    As cirurgias serão realizadas no Centro Cirúrgico Ambulatorial da UFOP, por meio de uma parceria entre a instituição e a Prefeitura de Ouro Preto.

    Todo o atendimento da Clínica de Olhos de Ouro Preto será realizado integralmente pelo SUS dentro do município, através da prestação de serviços da Icismep. O agendamento de consultas segue o mesmo protocolo da policlínica: o paciente deve procurar primeiro a Unidade Básica de Saúde (UBS) referência do bairro onde mora e realizar o agendamento com o oftalmologista na policlínica. Após a avaliação, é feito o direcionamento para o atendimento no setor de glaucoma.

    UPA Dom Orione

    Ouro Preto agora tem uma UPA nos padrões do Ministério da Saúde. Ela foi inaugurada no dia 03 de julho e já está em amplo funcionamento. A UPA Dom Orione funciona 24h e está instalada próxima ao hospital e ao trevo, em Saramenha, o que facilita o acesso para os moradores da sede e distritos, e para um possível deslocamento para Belo Horizonte em casos de emergência.  A fim de que os cidadãos possam chegar com mais rapidez e segurança à nova Unidade, um itinerário exclusivo de ônibus e táxis lotação já está em atividade.  Também foi criado um sistema de integração, no qual o passageiro passa seu cartão na catraca do ônibus de qualquer linha e tem uma hora para descer e pegar outro ônibus, pagando apenas uma passagem.

    O espaço no bairro São Cristóvão, onde antes funcionava os atendimentos de urgência, passa a atender novos procedimentos da policlínica, como a Clínica de Olhos e outros que serão ainda instalados.

    Foto: Dr Alessandro Veiga e Dra Vanessa Veiga, oftalmologistas da Clínica dos Olhos. Ane Souz