Radio Portal Inconfidentes

Marianenses decidem que o coreto da praça Gomes Freire será azul e branco

Participação social nas decisões da praça é prioridade desde a concepção do projeto em consultas públicas, audiências e visitas

Entre os dias 15 e 22 de outubro, cerca de 240 pessoas participaram de uma votação on-line e decidiram que o coreto da praça Gomes Freire, o Jardim, será azul e branco. A consulta pública foi realizada no site do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compat) após a conclusão de uma pesquisa histórica que investigou as cores do coreto ao longo dos anos, considerando critérios técnicos e estéticos relacionados à sua reconstrução, em 1937.

A votação e a pesquisa atendem às recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Compat. Iniciativa da Prefeitura de Mariana e conduzida pela Fundação Renova, a obra de requalificação do Jardim começou em março de 2020, mas teve que ser paralisada por conta da pandemia. As atividades retornaram em junho, seguindo protocolo de saúde e segurança em acordo com a OMS e autoridades médicas e sanitárias.

As intervenções na praça incluem melhorias de inclusão e acessibilidade, iluminação, paisagismo e mobiliário, além da preservação dos lagos e da ponte, considerando os aspectos históricos da praça do fim do século 19. 

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Mais informações sobre a reparação executada até aqui podem ser acessadas em: https://www.fundacaorenova.org/cincoanos/

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

(31) 98820-7819

imprensa@fundacaorenova.org

Rua Olimpio Diniz N° 269 Passágem de Mariana

Mariana-MG-Cep: 35421-000 - Tel: (31) 3558-4660/ 98844-8976

E-mail: oespeto@gmail.com

© Jronal O Espeto.com.br - 2019

Card image Card image Card image
...