Horto dos Contos é entregue após revitalização

    Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 4 de dezembro, com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a Prefeitura de Ouro Preto realizou a entrega do Parque Horto dos Contos após ter passado por revitalização. O espaço ficará aberto para visitação durante horário comercial tão logo o Município retorne para a onda verde do Programa Minas Consciente.

    “Esse parque é no coração de Ouro Preto. Ele foi depredado quando ficou fechado e agora nós conseguimos recuperá-lo, com apoio da Vale e aportes da Prefeitura”, explicou o prefeito Júlio Pimenta.

    O espaço de lazer, considerado o segundo mais antigo jardim botânico do Brasil, tem 360 mil metros quadrados situado em pleno centro histórico, entre a Igreja do Pilar, a Casa dos Contos e a Rodoviária, abrange o antigo Horto Botânico, na encosta do vale, com vista para o casario histórico da cidade. Ele passou a ser aberto ao público em 2008, porém foi fechado sete anos após a sua abertura, devido à falta de recursos. Foram recuperadas as estruturas físicas (lanchonete, parquinho, vestiários e quadra), reconstituição do piso em áreas erodidas e contenção de parte da encosta próximo à portaria do Pilar. Foi realizada ainda a limpeza do curso de água.

    A ideia é tornar o horto um ambiente de conservação e buscar usá-lo para pesquisas e estudos, em parcerias com Universidades da região e pesquisadores, além de ser um espaço de lazer para moradores e turistas.

    Retomada do Turismo

    O Ministro Marcelo Álvaro Antônio explicou que o Governo Federal está incentivando a retomada do turismo consciente, por exemplo, com a criação do Selo Turismo Responsável. “Criamos, junto com o Ministério da Saúde, o Selo Turismo Responsável, estabelecendo todos os protocolos para o setor do turismo. Queremos mostrar para os turistas que é possível, sim, viajar com segurança. Os turistas devem procurar os estabelecimentos que têm o selo e que estão realmente preocupados com a saúde do cliente”.

    Outras obras

    O prefeito Júlio Pimenta relembrou algumas outras obras já realizadas e outras que continuam em andamento. “Estamos construindo o portal na entrada da cidade; também estamos em obras nos distritos, chegando com o calçamento intertravado em Lavras Novas, asfalto em Amarantina, Salto, São Bartolomeu, Leite, Antônio Pereira; temos as lâmpadas de led que foram colocadas nas ruas, inclusive de alguns distritos; reformas das quadras, das escolas, de postos de saúde; a UPA Dom Orione que é uma realidade e tem atendido tantas pessoas; a Casa de Apoio em BH também atendendo muitas pessoas que não tinham onde ficar lá; o Hospital de Campanha que continua funcionando; pagamos hoje, sexta-feira, o salário e antecipamos a segunda parcela do décimo terceiro dos servidores para que esse dinheiro possa ser injetado na economia. Enfim, agradecemos a oportunidade de poder ter sido instrumento para realizar tantas obras e sonhos para o município”, concluiu Júlio.

    Foto: Reabertura do Horto dos Contos. Fernando Helbert.

    Superintendência de Atos, Chancelaria e Memória
    Departamento de Comunicação