“Onde não cabe um companheiro também não me cabe !”
Bambu, Geraldo Sales de Souza, vereador de Mariana por vários mandados, cinco ou seis, ex-prefeito interino, deixa a Câmara de Mariana porém muito de sua sabedoria política deve ser aproveitada!
Suas frases famosas, que ouvi repetidas vezes: “ Perguntar não ofende” e “ Onde não cabe um companheiro também não me cabe”, revelam sua sabedoria política e são ensinamentos aos vereadores, principalmente aos novatos nesse ramo.
Me sinto um privilegiado de por cerca de 20 anos poder acompanhar o jogo de poder nas Câmaras municipais da região. Destaco entre os vereadores a atuação do ex-vereador Bambu, o qual nas últimas eleições apoiou seu irmão Sr. José Sales, que foi eleito.
A atuação do vereador Bambu sempre foi marcada por uma visão técnica, pois conhece as leis, regimentos, enfim, é excelente leitor, assim tem atuação cirúrgica no legislativo.
Outro fato marcante é a sua posição frente a problemas, chegou a ponto de dizer que não faria mais indicações de obras, pois apenas indicar não adianta.
Sua frase “perguntar não ofende”, o fez questionar de forma educada porém clara o suficiente para arrancar verdades obrigando a quem quer que fosse de falar sobre assuntos delicados, colocando na “parede”.
Outra frase dele : “onde não cabe um companheiro também não me cabe” revela um sentimento de grupo e companheirismo, angariando simpatia e confiança de seus apoiadores. Uma coisa é conseguir apoiadores, outra coisa é mantê-los. A lição de Bambu que fica para os políticos recém eleitos, é da importância de fidelidade aos companheiros, de companheirismo, de solidariedade. Mesmo mudando de posição, ora líder da situação, ora líder da oposição, ele não deixou de ser líder, pois sua postura se mantinha a mesma! Por isso foi eleito várias vezes, eleito presidente da Câmara e prefeito interino por um ano.
“Onde não cabe um companheiro não me cabe” é uma frase rara pois muitos no jogo do poder abrem mão dessa fidelidade para poder receber outras vantagens, que são passageiras, mas a fidelidade só é dada uma vez!
Outra frase dele : “ perguntar não ofende”, leva a liberdade de questionar o que queremos, mesmo quando é incômodo perguntar.
Claro que na política existem os aliados, adversários, questionamentos, interesses, processo ganhos ou não, mas os companheiros ficam. Essa é a maior lição de Bambu para quem quer entrar na política, valorizar os seus companheiros, pois se você está num lugar onde não cabe seus companheiros, você não vai avante !