A origem do Corpus Christi

    A eucaristia faz referência à última ceia, ocorrida na Quinta-feira Santa, na qual Jesus Cristo compartilha pão e vinho com seus discípulos, e afirma, de forma simbólica, que esses alimentos são seu corpo e seu sangue.

    Uma tradição típica de Corpus Christi no Brasil, trazida pelos portugueses, é a produção de tapetes nas ruas de várias cidades com símbolos e cenas da fé católica. Os tapetes são confeccionados com serragem, sal colorido, borra de café, flores, areia e até tampinhas plásticas. Em Brasília, os tradicionais tapetes são produzidos no gramado central da Esplanada dos Ministérios. Em Mariana, fotos, são feitos de serragem, areia e tinta usada para tingir os materiais.

    Segundo a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a origem da solenidade litúrgica do corpo e do sangue de Cristo remonta ao século XIII, quando foi Instituída pelo Papa Urbano IV (1262-1264) através da bula “transiturus”, de 11 de agosto de 1264. A celebração do Corpus Christi ocorre 60 dias após a Páscoa, obrigatoriamente em uma quinta-feira.