Governo pondera incluir professores no grupo prioritário da vacinação

    A ministra da Saúde, Marta Temido, assumiu em entrevista à SIC que o Governo está a ponderar incluir os professores no grupo prioritário de vacinação. “É uma hipótese que está a ser analisada. Não só em Portugal como noutros países”, revelou a responsável nesta terça-feira “Quando olhamos à nossa volta e vemos os processos de desconfinamento, vemos duas novas medidas: a vacinação e a testagem”, começou por explicar. “Poderá fazer sentido que os adultos que trabalhem nesses locais [escolas] possam ser alvo de uma vacinação diferenciada, como fizemos com outros locais.” 

    Sobre a testagem, a ministra diz que vai aumentar o número de testes e de rastreios, sem, no entanto, se comprometer com os cem mil testes diários, como foi avançado pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, em entrevista ao PÚBLICO.

    No que diz respeito à reabertura das escolas, a ministra explicou que está a ser desenvolvido um plano de desconfinamento para todo o país e que as escolas deverão ser o primeiro espaço a reabrir. A ministra não revelou uma data em concreto e remeteu mais explicações para o plano que o Governo vai apresentar no dia 11 de Março. “Vamos passo a passo, vamos abrindo o que é possível abrir”, referiu, pedindo cautelas, dando como o exemplo outros países europeus, como a Bélgica, em que os planos para reabrir o país tiveram de ser travados por uma repentina subida de novos casos de covid-19.

    Sobre as vacinas, Marta Temido mantém a meta de vacinar 70% da população até ao final do Verão. “Tudo depende da distribuição das vacinas, esperamos no final do Verão ter 70% da população vacinada.” 

    Fonte: www.publico.pt/2021/03/02/sociedade/noticia/governo-pondera-incluir-professores-grupo-prioritario-vacinacao-1952823

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui: https://chat.whatsapp.com/FgPpCUEUL2n8NjHXAMbJKn

    E para receber notícias da nossa página no Facebook clique aqui: https://www.facebook.com/jornaloespeto