Integrantes da Associação de Artistas e Artesãos de Itabirito, artesãos do distrito de Acuruí e representantes das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Patrimônio Cultural e Turismo de Itabirito participaram do curso Turismo Rural – Empreendendo na Atividade Artesanal.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
A capacitação foi realizada virtualmente, entre os dias 10 e 14 de maio, fruto de uma integração e parceria com Sindicato dos Produtores Rurais, Faemg e Senar.
“Pretendemos estimular o artesão e o produtor a criar e vender produtos associados ao turismo que apresentem a identidade local e possuam embalagens criativas e com qualidade para atender à demanda turística, associados a experiências e oficinas de produção, seja de alimentos ou artesanato”, destacou a instrutora credenciada do Senar Minas, Jordânia Mariano.
Incentivo ao artesanato local
Visando promover a integração do turismo com a produção artesanal em Itabirito, o curso buscou incentivar alternativas de comercialização das produções manuais, estimulando também a identidade local e a prática do artesanato como atrativo turístico.
“Com a troca de experiências com outros participantes do curso, traçamos um caminho que o artesanato irá seguir, de resgate das nossas tradições e histórias, valorizando cada vez mais nossa identidade local. Dessa maneira, conseguiremos oferecer produtos genuínos e com apelo histórico, tornando a atividade artesanal economicamente viável”, apontou a representante da Associação Itabiritense de Artistas e Artesãos, Gislaine Muniz.