Com o objetivo de incentivar a tradição cultural e esportiva da capoeira, reconhecendo os talentos itabiritenses, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, realizou a premiação dos ganhadores do 1º Campeonato de capoeira online.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
A solenidade aconteceu na última quarta-feira, dia 9 de junho, na Praça de Esportes José Dionísio Vieira, no bairro Santa Efigênia. Os vencedores receberam medalha e certificado de participação.
Durante todo o evento, foram utilizadas medidas sanitárias e de biossegurança para proteção da Covid-19. A premiação foi realizada em local aberto, em duas sessões, para evitar aglomeração, com distanciamento, garrafas individuais de água, utilização obrigatória de máscara e álcool em gel.
“Hoje celebramos uma importante etapa do campeonato de capoeira: o reconhecimento daqueles que se destacaram durante as etapas da competição. E isso é inclusive um motivo para irmos retomando a convivência de uma competição, estimular as pessoas que neste momento estão em casa a fazer atividade física, algo imprescindível”, destacou o secretário de Esportes e Lazer, Raphael Rondow.
Categorias premiadas
Foram premiadas as categorias infantis de 5 a 8 anos e de 9 a 12 anos – masculino e feminino. Também foram premiadas as categorias open feminino; verde/marrom; amarelo/verde-amarelo/roxo; graduados e formados.
“Eu pratico capoeira há três anos. Gostei bastante de participar e também ganhar o campeonato, eu fiquei muito feliz. A capoeira não é só luta e dança, ela também é disciplina”, afirmou Larissa Matsumura, de 10 anos, que conquistou o primeiro lugar nas categorias de 9 a 12 anos feminino e open feminino.
Já na categoria de graduados e formados, o primeiro lugar ficou com Denes Basílio, praticante de capoeira há 14 anos. “Inicialmente, o intuito ao participar não era chegar ao primeiro lugar, era participar mesmo. Fiquei muito feliz com a classificação e agradeço ao incentivo do mestre Índio, que está sempre nos motivando. Também parabenizo a todos que participaram e a Secretaria de Esportes e Lazer pelo incentivo que está nos dando”, comemorou o atleta.
Comissão julgadora
Além da premiação dos atletas vencedores, a comissão julgadora do campeonato recebeu medalhas e certificados por participação no evento. A comissão foi composta pelos mestres Elexsandro Carvalho Gomes (Índio), Gilmar Alfenas e pelo contra-mestre Carlos Eduardo da Silva.
Confira aqui a lista dos vencedores:
https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_91_0_1_24052021155522.pdf