GALEIRA DOS PREFEITOS DE MARIANA DE “CARA NOVA”

    “A história é a mestra da vida, aprendemos mui- to em relembrar e aprender com a história”, disse Sr. Jamil Abjaudi, fun- cionário da Prefei- tura de Mariana.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Ele disse ao jornal O ESPETO que achou muito bonito a disposição da ga- leria dos prefeitos de Mariana, com a “nova cara”.
    Sr. Jamil está corretíssimo!
    Não deixe de ir no paço munici-
    pal no segundo andar da prefeitura ára confe- rir a galeria de fotos dos ex-prefeitos !
    Ao relembrar a época que governaram Mariana, suas dificulda- des, suas ações, ser- vem para importantes reflexões para hoje, como por exemplo o planejamento pensan- do para o futuro, no caso por exemplo da rodovia do contorno, que foi feita após o pre- feito acorrentar a rua do Catete impedindo a entrada de caminhões pesados !
    Destaca-se no meio de todos a nossa amiga sorridente Te-

    rezinha Ramos, única mulher até hoje acupar o cargo como prefeita !
    A Lei de 1º de outubro de 1828 fixou os mandatos em quatro anos, e o vereador mais votado assumia a pre- sidência da câmara, e administrava a cidade, visto que até então não havia a figura do “pre- feito”.
    Com a Procla- mação da República, em 1889 as câmaras municipais são dissol- vidas e os governos es- taduais nomeavam os membros do “conselho de intendência”.
    A figura do “inten- dente” que permanece- rá até 1930 com o início

    da Era Vargas.
    Com a Revolu- ção de 1930 criam-se as prefeituras e o poder Executivo.
    A galeria conta a história desde o ma- jor Alvino, interventor. A partir da constituição brasileira de 1934, o cargo de prefeito pas- sou a ser adotado em todo o Brasil. Durante o Estado Novo, entre 1937 e 1945, as câma- ras municipais são fe- chadas e o poder legis- lativo dos municípios foi extinto. Com a restau- ração da democracia em 1945, as câmaras municipais são reaber- tas e começam a tomar a forma que hoje pos-

    suem.”
    Os primeiros a governar Mariana fo- ram os presidentes das câmaras, desde 1711 O poder legislativo era baseado nas leis de Portugal de 1603, cha- madas ordenações Fi- lipenas e Manoelinas !
    Para conhecer os vereadores que foram presidentes da Câmara vcoê leitor deve ir em outra galeria, na Câma- ra Municipal, mas atual- mente está em reforma. Hoje, devido a questões legais da jus- tiça eleitoral quem ad- misnistra Mariana é o Vereador Juliano Gon- çalves, como prefeito
    interino.