Avançar com ações que visam melhorar a saúde pública do município é um compromisso da Prefeitura de Mariana, que por meio da Secretaria de Saúde, entregou na tarde desta quarta-feira (18), o Centro de Referência de Saúde da Mulher – Casa Rosa. O local será um serviço de porta aberta, onde todas as mulheres que buscarem atendimento serão acolhidas pela enfermagem e direcionadas ao serviço necessário dentro do centro.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
E também atuará em conjunto com a atenção primária, integrando o serviço em ações de prevenção e promoção à saúde da mulher, por meio de um fluxo de encaminhamento das Unidades Básicas ao Centro de Referência.
O atendimento será multidisciplinar e terá várias especialidades, como: ginecologia, obstetrícia, mastologia, atendimento de enfermagem, psicossocial, acompanhamento nutricional, fisioterapia e ultrassonografia.
Para Laura Marchetti, uma das médicas que irá atuar no atendimento das mulheres, um espaço como a Casa Rosa é muito importante para a melhoria nos serviços médicos voltados ao público feminino. “Ter um local que a mulher se sinta acolhida, tenha um atendimento voltado às suas necessidades é um grande ganho para a cidade. Espero poder corresponder e atender bem todas que precisarem dos nossos serviços”.
A Casa Rosa contará com programas internos que organizarão os fluxos e divisões de atendimentos, como:
Viva Mulher – Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero: As pacientes são encaminhadas ao programa pela triagem interna da Casa, que é realizada pela enfermagem. Fazem parte do programa, os exames ginecológicos, mamografia e ultrassonografia.
Planejamento familiar: Por meio deste programa é realizada a inserção do diu e finalização do processo para laqueadura. O planejamento familiar é feito por demanda espontânea. Também são oferecidos métodos contraceptivos de acordo com a necessidade de cada mulher e orientação sobre as DST, saúde sexual e reprodutiva.
Programa de Aleitamento Materno: O programa atua na orientação e conscientização sobre a amamentação. A mãe que estiver com dificuldade na amamentação pode procurar a Casa para receber as orientações necessárias.
HOMENAGEADA: Rosana Maria Assunção, recebeu uma linda homenagem com seu nome destacado na Casa Rosa. Rosana foi coordenadora do sistema de informação da Secretaria de Saúde e em 20 anos foi fundamental nos processos de implantação e desenvolvimento do sistema único de saúde em Mariana e região. Ela também deixou seu nome marcado em projetos sociais como a Pastoral da Criança, a Comissão Arquidiocesana de Mulheres de Mariana, o Projeto Desperta Cidadão e participou ativamente da criação da Escola de Fé e Política Dom Luciano, reconhecida pela CNBB.
Filho da homenageada, Ícaro Costa, se emocionou com a homenagem e conta como sua mãe foi exemplo de força e dedicação. “Ela foi uma excelente mãe, avó, profissional dedicada, eu me sinto pequeno diante de tantas coisas que minha mãe fez para a comunidade. Espero que sua trajetória seja um exemplo para toda a comunidade, que a gente sempre pode fazer mais pelo próximo”.
Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, de 07h às 16h, à rua Dom Viçoso, 217, Centro.
Fotos: Lívia Maria–
Prefeitura de Mariana