Câmara celebra acordo com o Ministério Público que reafirma transparência, legalidade e impessoalidade em sua estrutura administrativa

    A Câmara Municipal de Ouro Preto assinou, nesta quarta-feira (27), um acordo de transparência e segurança jurídico-financeira  com o Ministério Público .

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui


    Através do acordo, ficam extintas quatro ações civis públicas relacionadas aos cargos em comissão, nepotismo, verbas indenizatórias e recebimento indevido de diárias de transporte.

    A partir do documento, a Casa Legislativa se compromete a reafirmar questões estruturais, além de manter o provimento por concurso público de cargos estratégicos, como  Controlador Interno, Advogado, Contador, Analista de Sistemas e Administrador de Contas. Também ficou esclarecido o funcionamento dos gabinetes parlamentares, bem como fixada a manutenção dos parâmetros da verba indenizatória definidos pelo Tribunal de Justiça, e firmado o compromisso de criação de um programa de integridade que contará com uma ouvidoria para o recebimento de denúncias.

    De acordo com a Assessoria Jurídica da CMOP o objetivo do acordo é trazer maior transparência e moralidade para a Casa Legislativa. “O acordo reafirma a legalidade e a impessoalidade administrativa, princípios da administração pública, ao definir a necessidade de processo seletivo e manutenção de cargo estratégicos por provimento de concurso público, o que garante estruturar a Câmara de uma forma a valorizar o concurso público de alguns cargos específicos e estratégicos, o que garante a independência da atuação administrativa em relação ao gestor, visto que uniformiza a verba indenizatória em consonância com a decisão do Tribunal de Justiça”, explicou.

    Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Gonzaga do Morro (PL), o acordo é muito importante para fomentar a transparência da Casa e dos próprios vereadores, trazendo um melhor funcionamento para todo o Legislativo. “Houve um diálogo muito importante entre os Poderes. Apesar do Judiciário e o Legislativo atuarem de forma independente, é sempre bom que haja harmonia, para que o resultado seja um ganho para o povo. Esse acordo com o MP prevê muitas mudanças que devem ser cumpridas, para que no futuro não haja nenhuma complicação”, ressaltou.


    Câmara Municipal de Ouro Preto