Instituição vinculada à Secult firmou parceria com Instituto de Formação dos Países de Língua Oficial Portuguesa para ofertar cursos de qualificação e capacitação
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Em uma iniciativa inédita, a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) e o Instituto de Formação dos Países de Língua Oficial Portuguesa (IF-CECPLP), serão parceiros mútuos na realização de uma série de ações para fomentar o turismo, a cultura e o intercâmbio entre Brasil e Portugal. A consolidação dessa parceira ocorreu nesta quarta-feira (10/11), quando ambas as instituições assinaram um Protocolo de Intenções durante a Conferência Empresarial CE-CPLP, realizada em Lisboa.
A assinatura do protocolo é o primeiro passo para a internacionalização da FAOP, bem como das políticas públicas da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). No escopo dessa parceria, estão a oferta de cursos técnicos voltados para a qualificação e a formação do trade turístico, com a disponibilização de cursos a distância e outras atividades. O segmento cultural também é contemplado, uma vez que serão disponibilizadas atividades ligadas ao restauro e à conservação artística.
Para o secretário Leônidas Oliveira, essa iniciativa é um marco de extrema importância no posicionamento da FAOP como centro formador, além de consolidar uma série de ações que vêm sendo viabilizadas em Minas Gerais para a recuperação gradual dos setores do turismo e da cultura no estado. Segundo o titular da pasta, esse protocolo se alinha ao Programa Reviva Turismo no eixo de formação, possibilitando que os profissionais da área busquem por qualificação gratuita e de qualidade.
“Quando nós trazemos a formação, significa desenvolvimento econômico, novos paradigmas que surgem para esse cenário de recuperação. Minas Gerais tem se destacado no cenário turístico brasileiro com indicadores positivos, como o crescimento acima da média nacional e a geração de emprego e renda para o setor. Consolidar parcerias em nível internacional visando à constante melhoria do setor no estado é um passo importantíssimo que nos auxilia a formar profissionais aptos a continuarem elevando o nosso estado no cenário nacional”, disse.
Em 50 anos de atuação, a Fundação de Arte de Ouro Preto é referência no ofício de restauração e conservação das artes e do patrimônio em Minas Gerais. Recentemente, a instituição ampliou suas fronteiras ao inaugurar novas unidades em outros municípios do estado, como a cidade de Paracatu, no Noroeste de Minas. O local passa a contar, agora, com uma unidade da FAOP que oferece ao público o Curso Técnico de Restauro e Conservação.
Para o presidente da FAOP, Jefferson da Fonseca, esse é o início de uma parceria que vai proporcionar diferentes trocas e experiências. “O Instituto de Formação tem dezenas de cursos técnicos que se somam agora aos nossos também. Então é uma parceria para intercâmbio, para o ensino a distância, no restauro, na conservação e em artes e ofícios. Com essa parceria, vamos valorizar ainda mais nossos mestres de ofícios. Então, essa parceria é um marco para a internacionalização da FAOP, a partir dos países de língua portuguesa”.
O Instituto de Formação dos Países de Língua Portuguesa tem como principal objetivo promover o ensino, a formação e a qualificação profissional dos cidadãos pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, assim como estimular e fomentar a capacitação e o desenvolvimento sustentável das empresas e economias desses países. Segundo o presidente do IF-CECPLP, Laurentino Ferreira, essa parceria com a FAOP é uma ação que pode gerar grandes oportunidades no mercado, impulsionando o turismo e outros setores.
“Esse projeto em parceria com a Fundação de Arte de Ouro Preto e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo é baseado na formação e na capacitação de todos os setores, mas, essencialmente, fortalece o turismo, que é um setor que Minas Gerais quer desenvolver, se reafirmando como o principal destino turístico no Brasil, como foi lembrado pelo secretário Leônidas. E nós estamos disponíveis para colaborar, como sempre, quer seja com o país-irmão, quer seja com a região de Minas”, pontou Laurentino Ferreira.
Minas para o mundo
A assinatura do termo de cooperação entre a FAOP e o Instituto de Formação dos Países de Língua Oficial Portuguesa integra a agenda da Secult em Portugal. Com foco no Programa Reviva Turismo, representantes da pasta estão em Lisboa para a Convenção dos Municípios Brasileiros, que acontece até 13 de novembro.
O evento, que também celebra o Bicentenário de Independência do Brasil, será uma oportunidade de apresentar o potencial turístico para empresas portuguesas e europeias do segmento. A convenção possibilitará, também, a interlocução direta como a feira de negócios, encontro com investidores e troca de experiências.
A Secult está com um estande na convenção, e, além do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, participam do evento representantes das secretarias de Turismo de Governador Valadares, Brumadinho e da Associação das Cidades Históricas Mineiras, empresários do ramo turístico, da CDL-BH e da Embaixada do Brasil em Portugal. Os municípios de Capitólio e Poços de Caldas também estão presentes com estandes.
Link para download do vídeo: https://we.tl/t-kCpzOZjdiT
Fonte: SECULT.