Criação do SIM – Serviço de Inspeção Municipal em Mariana é mais importante legado do Prefeito Interino Sr. Juliano

    O SIM CODAP permite a criação desde pequenas unidades produtoras a agro-indutrias

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    O Prefeito interino de Mariana Vereador Juliano Vasconcelos, Secretário de Desenvolvimento Rural Sr. Duarte, vereador Zezinho Salete e muitos produtores rurais e empreendedores estiveram presentes dia 30 de novembro no Centro de Convenções, para apresentação do SIM – CODAP, Serviço de Inspeção Regional, feito pelo Sr. Dimas.
    A implantação do SIR definirá os procedimentos de inspeção sanitária nos estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal e refletirá diretamente na qualidade dos produtos ofertados às famílias marianenses.
    Produtores que não se organizaram para adequar sua produção as normas sanitárias e higiênicas de acordo com exigências legais não poderão vender seus produtos.
    Principalmente carne, a partir de 2023 será proibido a comercialização em frigorífico de carne sem origem declarada.
    De todas realizações do prefeito interino de Mariana Vereador Juliano essa é a que mais terá impacto na cadeia produtiva e pode ser considerada, na minha opinião, o maior legado de seu mandato.
    Isso porque possibilita a capacitação para explorar economicamente produtos da roça. Assim combate também o esvaziamento dos distritos.
    Só pra ter uma ideia, Mariana na década de 1970 tinha população mais concentrada na zona rural e distritos do que na sede, na zona urbana de Mariana.
    Com o tempo, surgimento e crescimento das mineradoras a situação se inverteu. O IBGE mostra isso.
    Hoje há um êxodo rural, poucos jovens ficam nos distritos, onde faltam alternativas econômicas.
    Quem vai empreender nos distritos de Mariana muitas vezes sente falta de braços, e tem que contar apenas com a própria família apenas em muitos casos.
    Aliado a isso a falta de regulamentação impediu que pequenos proprietários continuassem seus negócios, por exemplo, muitos produtores de queijo optaram por criar só gado de corte pois as padarias não podem comprar queijo sem procedência regular.
    Escoar a produção virou um problema.
    Quantas pessoas deixaram de produzir, requeijão, queijo, linguiça, frango, mel, ou outros produtos de origem animal devido a restrições legais?
    Com a aprovação do SIM da CODAP, Serviços de Inspeção Municipal, quem produz pode buscar a qualificação, normatizar sua produção adequando as normas sanitárias vigentes, garantido assim que o produto tem qualidade e pode ser vendido ao público.
    O projeto de lei segue para a Câmara para apreciação dos vereadores e torcemos para que seja aprovado pelo bem do povo.
    Quem deve ter registro no SIM segundo Sr. Dimas é:
    “ estabelecimentos que abatam animais, produzam matéria prima, beneficiem, embalem e industrializem produtos de origem animal.”