Quinze famílias de Barra Longa (MG) participam de um projeto-piloto que prevê o desenvolvimento de quintais produtivos em pequenas propriedades urbanas atingidas pelos rejeitos da barragem de Fundão. O objetivo é realizar a reparação desses quintais, de forma conjunta com os seus proprietários. A partir dos resultados obtidos nessas primeiras propriedades, o projeto inicia a etapa de engajamento dos demais quintais da sede de Barra Longa.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Desde setembro, estão em curso algumas ações nas propriedades das famílias que participam do projeto-piloto, como podas e coroamentos em frutíferas já existentes, para permitir seu desenvolvimento saudável; plantio de espécies nativas e aplicação de caldas agroecológicas em pomares, para controlar pragas e doenças.
A mobilização das famílias para o projeto Quintais Saudáveis é conduzida pelo Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), entidade parceira da Fundação Renova que atua nas áreas de educação popular e desenvolvimento comunitário sustentável. Barra Longa foi o único município que teve sua sede atingida pelos rejeitos. Saiba mais.
Em entrevista, o gerente de Estratégias Integradoras (Meio Ambiente) da Fundação Renova comenta as ações previstas no projeto-piloto e a possibilidade de expansão da iniciativa em 2022. Ouça.
O boletim No Caminho estará de volta em janeiro de 2022 para compartilhar informações e dados sobre a reparação da bacia do rio Doce.
Até breve!