Ângelo Oswaldo começa 2022 com troca de secretários, cria duas secretárias e repete promessas de 2021
    Foto: Anne Souz – PMOP

    Dia 04 de janeiro de 2022 aconteceu na Prefeitura de Ouro Preto cerimônia de posse de quatro novos secretários e mudanças administrativas com a junção das Secretarias de Turismo e Cultura, extinção da Casa Civil e criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia.

    Ângelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, disse que não existe Casa Civil porque não existe Casa Militar, o correto segundo ele é a criação do cargo de Chefe de Gabinete e extinguir a casa civil.

    Prefeito Ângelo ainda disse que a Sra. Glaucia deixou a Secretaria de Sáude pois foi convidada a dar aula em duas universidades, e a parabenizou pelos excelentes serviços prestados a Ouro Preto.

    Com memória prodigiosa Angelo Oswaldo ainda lembrou que ontem, dia 04/01, foi aniversário de Chiquinho de Assis, secretário de Meio Ambiente. A ele nossos parabéns e votos de saúde, felicidade e um excelente trabalho em frente a pasta de meio ambiente !

    Cargos empossados :

    Vereador Renato Zoroastro – Secretário de Educação

     Sra. Camila Sardinha – Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação
    Yuri Assunção – Secretário de Governo 

    Leandro Moreira – Secretário de Saúde

    Felipe Guerra – Secretário de Desenvolvimento Econômico

    Valter Sacramento Fagundes – Secretário-Adjunto de
    Obras Zaqueu Astoni –  Moreira – Chefe de Gabinete

    Criação de duas novas Secretarias:

    Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação

    Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia.

    Em seu pronunciamento o Prefeito Sr. Ângelo Oswaldo novamente repetiu promessas de incluir Ouro Preto como cidade atingida pelo rompimento da Barragem de Santarém da Samarco, ocorrida em 06 de novembro de 2015, há seis anos. Também criou uma “ força tarefa” para estudar o caso da Saneouro, que tomou o debate político de 2021 e ainda vai dar muito pano pra manga.

    Como resultado positivo foi o anuncio por Ângelo Oswaldo  da volta de Ouro Preto a associação das cidades mineradoras e cidades históricas, como ele tinha prometido ano dezembro de 2020 em coletiva na casa em frente ao Igreja do Rosário.

    Como estava fora da associação das cidades mineradoras Ouro Preto não participa de ações coletivas contra as mineradoras, e agora corre atrás do prejuízo. Angelo disse que a VALE tem dívida de mais de 300 milhões com Ouro Preto.

    Também Sr. Angelo disse sobre a CEMIG, que a Prefeitura deve cerca de 50 milhões de reais e a CEMIG só não cortou fornecimento elétrico de Ouro Preto, de prédios públicos, por força de uma liminar judicial conseguida pela atual administração.  Disse ainda que busca diálogo com a CEMIG para tecer um acordo.

    Outro ponto falado por Angelo Oswaldo foi a dívida deixada pelo Governo Júlio Pimenta de 150 milhões  que será paga pelos próximos dez anos.

    Já virou tradição os prefeitos de Ouro Preto reclamarem da dívida deixada pelo anterior, até decorei que Sr. Julio Pimenta reclamava a toda coletiva da dívida herdada do ex-prefeito Sr. José Leandro de 55 milhões. Agora é a vez do atual prefeito Angelo Oswaldo reclamar da dívida herdada da administração Júlio Pimenta de 150 milhões. Vai só aumentando ! Essa dídiva total ou em parte, foi das obras de asfalto do empréstimo aprovado pela Câmara de Ouro Preto.

    A criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação é um avanço e tanto. Desejamos um excelente trabalho a Sra. Camila Sardinha. O reconhecimento da necessidade e a criação desta secretaria mostra que a atual gestão da prefeitura está atenta as necessidades de criação de estratégias para combater a ocupação desordenada e irregular em Ouro Preto, as invasões, que muitas vezes avançam sobre áreas de risco ou propriedades do Estado de Minas.

    Existem abundantes estudos da UFOP e UFV sobre áreas de risco em Ouro Preto que podem ser uteis.

    A criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia tendo a frente o jovem Felipe Guerra traz para Ouro Preto um foco para novas conquistas. Essa secretaria foi sem dúvida uma excelente idéia, e aposto que nasceu no Fórum de Diversificação Econômica de Mariana e Ouro Preto, que aconteceu em julho de 2021. Na ocasião Sr. Felipe Guerra disse a imprensa que : “Precisamos buscar novas formas de diversificar a economia, gerar emprego e renda.”

    Que assim seja ! A Samarco tem sido grande parceira e fomentadora dessa discussão, através do Pade. O Pade é uma iniciativa da Samarco, com apoio da consultoria Plan, cujo trabalho envolve instituições de Mariana e Ouro Preto num sistema de gestão conjunto das potencialidades da região, definindo ações a partir das necessidades e vocações da região.

    Por fim, para fazer jus a sua memória prodigiosa Ângelo Oswaldo lembrou da Festa da Lapa de Antônio Pereira que este ano completará 300 anos de devoção e merece ser comemorada !

    Tomara que a estrada que liga Antônio Pereira a Ouro Preto via Morro São João fique pronta nesse ano !

    RENATO ZOROASTRO :

    Foto: Anne Souz – PMOP

    O vereador Renato Zoroastro (MDB) pediu licença de seu cargo na Câmara para assumir como Secretário de Educação. “Como sou professor, me sinto motivado em trabalhar pelo reconhecimento e pela valorização dos profissionais da educação. E foi com essa missão que aceitei o convite para atuar como secretário”, disse. Muitos elogiaram sua atitude assim como outros criticaram. Assim é a política. Desejamos ao Vereador Renato Zoroastro sucesso em seu trabalho.

    VEREADOR LUIS GONZAGA DO MORRO.

     O presidente da Câmara de Ouro Preto, vereador Sr. Luiz Gonzaga do Morro (PL), disse que : “Tanto o Executivo como o Legislativo lutam pela mesma causa: melhorar a sociedade, melhorar o município, melhorar Ouro Preto como um todo. Às vezes há discussões entre os Poderes, mas, no fim, a nossa preocupação é a mesma. Acredito que essas novas secretarias e gestores trabalharão para trazer desenvolvimento para Ouro Preto nas mais diversas áreas e a Câmara estará sempre a disposição para que isso aconteça de fato”.