BR-040 fechada por tempo indeterminado devido a risco de rompimento de barragem

    Meu primo Leonardo Rospi estava vindo de São Paulo pra Passagem ontem dia 08 de janeiro junto com sua família. E de sua viagem virou um aventura ! Sábado as 11 da manhã chegando em Nova Lima Leonardo foi parado pela Polícia Militar e informado que teria que voltar pois um dique de água de uma mineradora tinha soltado uma enxurrada e interditando a estrada, sem previsão para sua liberação.

    Melhor voltar ir para Belo Horizonte e esperar !

    Logo começaram a chegar notícias de um tal “rompimento de barragem” do Pau Branco por sites de notícias de BH e logo amigos, leitores do jornal e site O ESPETO começaram a mandar vídeos, alardeando uma tragédia !

    Por volta do meio dia foi esclarecido por autoridades  que não houve rompimento de barragem, mas a versão de meu primo estava correta. Mas as fake News continuaram a pipocar, inclusive com imagens de acidentes em outro Estado !

    Como notícia falsa não se sustenta por muito tempo, logo a verdade aparece.

    Mas de acordo com nota da Via 040 a estrada continua interditada próximo a barreira da PM, entre Nova Lima e Itabirito. Informações até hoje dia 09 de janeiro. E segundo informações do deputado Bruno Engler ainda há risco de rompimento, por isso não é apenas limpar a sujeira que a enxurrada trouxe para a pista. Enquanto estiver chovendo, a pista não será liberada.

    Os moradores abaixo da barragem de rejeito já foram retirados para evitar possível tragédia.

    Também caiu barranco na estrada Real, que liga Ouro Preto a Conselheiro Lafaiete, permitindo passagem apenas de um carro em determinado local !

    Caiu barranco na estrada que liga Mariana a Ponte Nova também.

    A estrada de Mariana a Piranga também está interditada, pois o rio Gualaxo inundou  parte central do distrito de Mainart.  Também Vila do Sapo sofreu com aumento do Ribeirão do Carmo.

    Também caiu barranco na curva do vento em Ouro Preto.

    De posse dessas informações meu primo, após passar uma noite em Belo Horizonte,  preferiu voltar para São Paulo do que arriscar em nossas estradas e ou vias alternativas !

    A culpa é das chuvas ?

    Nossa região é a que mais contribui em impostos da mineração e o Governo de Minas não realiza manutenção preventiva nas nossas estradas. Não adianta reclamar da chuva. Reclame dos políticos que não fazem sua obrigação de gastar bem os impostos onde precisa para evitar tragédias.

    Autorizar uma barragem em cima de uma estrada de grande movimento é uma burrice. Já autorizaram em cima de povoamentos, cidades !  Olha Congonhas, Antônio Pereira, etc. E há poucos anos vemos o distrito de Bento Rodrigues ser varrido do mapa !

    Parece que Minas é das mineradoras.

    O povo, as cidades, as estradas, é que estão atrapalhando a mineração.  E o Governo de Minas só quer receber impostos, deveria investir proporcionalmente em qualidade de vida nas cidades onde mais retira recursos !  

    Até quando ?