Secult oferece capacitação gratuita sobre ICMS Turismo

    Curso online vai abordar uso do sistema e outros esclarecimentos

    A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) realizará, na próxima quarta-feira (09), às 10h, a capacitação sobre o ICMS Turismo. O treinamento será transmitido ao vivo, pelo canal do Youtube da pasta, e será direcionada para gestores municipais e representantes das 44 Instâncias de Governança Regionais (IGR’s) do Turismo mineiras.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui



    A capacitação, que ficará disponível posteriormente pela plataforma, contará com participação de amplo corpo técnico da secretaria para as explicações e esclarecimentos de dúvidas. O objetivo é repassar informações sobre o uso do sistema e o esclarecimento de dúvidas gerais sobre o repasse dos recursos do ICMS Turismo, ano-referência 2021. O modelo escolhido foi feito em decisão conjunta com as IGR’s e municípios em reunião realizada no último 27 de janeiro.

    A importância da participação dos gestores é para o fortalecimento do programa de regionalização da Secult, fomentar o desenvolvimento de ações de marketing de destino dos municípios habilitados no ICMS Turismo e tornar ainda mais transparentes os investimentos realizados com recursos dos fundos municipais de turismo.

    ICMS Turismo

    Minas Gerais é o único estado da federação que repassa incentivos financeiros aos municípios por meio de critérios relacionados ao turismo para poderem trabalhar o setor, nos termos da legislação federal e estadual. A iniciativa, criada em 2009, possibilitou grandes avanços no planejamento e no desenvolvimento de políticas públicas para os atrativos mineiros.

    Assim, o ICMS Turismo atua como motivador e catalisador de ações, visando estimular a formatação/implantação, por parte dos municípios, de programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico sustentável, em especial os que se relacionam com as políticas para o turismo dos governos estadual e federal.