Seresta Imperial: Projeto Musical pretende alavancar turismo e cultura em Mariana

    Uma excelente oportunidade para valorização da cultura e turismo!
    O projeto Seresta Imperial e Popular irá brindar Mariana com apresentações artísticas e culturais de abril a setembro.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui


    É um presente e tanto para atrair turistas e para quem gosta de música.
    Segundo o Diretor Cultural do Clube do Choro de Belo Horizonte, Paulo Ramos, um dos proponentes do projeto Seresta imperial, que tem na sua bagagem a criação do “Comida de Buteco” em Belo Horizonte e o “Festival de Gastronomia” de Tiradentes: “Esse projeto foi feito para trazer para Mariana uma identidade cultural musical, que irá valorizar e tornar-se referência para a cidade, atraindo uma visibilidade nacional.
    Serão espetáculos musicais, com recursos de Luz e Som, que irá proporcionar a todos, a magia e o encanto das BANDAS DE MÚSICA, SERENATA IMPERIAL E SERESTA POPULAR, de forma a relembrar as grandes serenatas dos séculos XVIII e XIX.”
    Preservar e desenvolver este gênero musical que, sem dúvida, é uma das muitas pérolas de nossa cultura, considerando que inúmeras canções seresteiras de Minas surgiram justamente de operetas que eram apresentadas nos teatros de Ouro Preto, Sabará, São João Del Rey e Diamantina. Divulgar a música barroca de Minas Gerais.
    Visa, democraticamente, a oferta gratuita, em praça pública, de espetáculo cultural da mais alta qualidade, contribuindo assim para a manutenção de uma tradição, que precisa e deve ser preservada: Banda, Seresta e Serenata.
    Contribui diretamente para a formação de plateia, o despertar de vocações, resgate da autoestima da cidade, recuperação econômica do município, divulgação a nível nacional da atração, ao reviver, para os que não esqueceram e apresentar para os que não conhecem ainda, a magia e pompa da SERENATA IMPERIAL, a alegria da BANDA DE MÚSICA e a dolência da SERESTA POPULAR.
    Previsão de participação de mais de 300 músicos, nesta salutar mistura que resultou da herança de duas formas da interpretação da serenata: a mais ligada a música lírica ficou conhecida como SERENATA IMPERIAL e a mais popular, simplesmente, como SERESTA.”
    A ideia inicial é fazer apresentação na praça da Sé, ou Minas Gerais, como também aproveitar o Jardim, Praça Gomes Freire para apresentação de Chorinho.
    Para o jornalista Acyr Antão, o idealizador do projeto:
    “ A Seresta Imperial e Popular irá tornar a cidade mais viva, mais alegre e atrativa, pois terá em suas apresentações um misto de seresta tradicional com apresentações instrumentais, valorizando os grupos e artistas locais.”
    Acir Antão também ressaltou que seu saudoso amigo, o ex-prefeito Roque Camêllo dizia que:
    “Mariana é a cidade vocacionada para a Música com suas 11 corporações musicais, vários corais, o Museu da Música, o órgão Arp Schnitger da Catedral e seu povo que aprecia uma boa música. E que este projeto seria de grande importância para Mariana”.
    O Prefeito Interino Sr. Juliano Gonçalves disse que é uma ideia maravilhosa e que a Prefeitura está pronta para somar com este projeto, assim fomentando o turismo e a cultura, além de valorizar as bandas, grupos e músicos de Mariana.