Vendas de lotes em locais de ocupação irregular em Mariana

    Falta de aprovação do plano diretor impacta discussão de ampliação urbana
    Em vários locais, principalmente na internet, é possível encontrar anúncios de vendas de lotes em locais de ocupação irregular em Mariana, também conhecidos por invasões ou ocupações. Fato é que são áreas de ocupação ainda não regularizada sem água, esgoto, luz, porém esses serviços existem de forma clandestina, através dos “gatos”, como são conhecidos os furtos de energia elétrica e de água.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui


    Existem lotes de dez mil reais, vinte, até casas ! Porém não há qualquer documentação do imóvel, quem compra o faz sabendo do risco !
    Por duas vezes em 2021 parte alta do bairro Cabanas ficou sem energia elétrica devido a centenas de ligações clandestinas que sobrecarregam o transformador e assim acontece muitas vezes do equipamento superaquecer e até pegar fogo !
    Porém não é possível combater as invasões sem política habitacional ! Mariana não ganha um bairro novo há décadas e as promessas de novos loteamentos populares ainda não tornaram-se realidades, apesar da entrega de apartamentos em 2021 pela Prefeitura de Mariana, que foram insuficientes para atender a grande demanda.
    O comércio de compra e venda de lotes também causa vítimas fatais em disputas pela posse das terras invadidas, em vários bairros e distritos.
    Algumas pessoas se unem e buscaram junto a Câmara de Mariana espaço para discutir direito a moradia através do REURB, regularização fundiária urbana, porém não avançaram.
    A falta de um plano diretor também impacta nessa discussão para crescimento de Mariana. È hora de unir as forças e buscar alternativas para bem do nosso povo que não merece viver em condições precárias !