Assinatura da Lei de Criação do Museu da Cidade

    Por Lucas Barbosa

    Aconteceu, na última quarta-feira (09), o importante evento que garantiu a assinatura da Lei que permite a criação do Museu da Cidade de Mariana. O projeto, que vem sendo planejado  um longo tempo, começou a se concretizar com o término das obras de restauros da Casa do Conde de Assumar, local onde será instalado o Museu.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Sendo um dos mais famosos prédios pertencentes ao patrimônio histórico marianense, a Casa do Conde de Assumar abrigou o Conde de Assumar, governador da capitania de São Paulo, entre os anos de 1717 e 1721, e também serviu de residência do primeiro Bispo Dom Frei Manuel da Cruz, entre 1748 e 1753.

    Devido sua longa idade e precariedade na estrutura e acabamentos, foi necessária a realização de um grande restauro por toda a extensão do espaço. Com recursos da Prefeitura Municipal de Mariana, do IPHAN/PAC de Cidades Históricas e do BNDES, através da Lei Rouanet, estima-se um investimento aproximado de 15 milhões de reais, em conjunto com as obras da Igreja São Francisco de Assis.

    Agora, com a entrega das obras e a assinatura da Lei de criação do museu, o espaço começará a ser organizado para receber toda a estrutura museológica, que contará a história do município, desde o início de sua existência até os dias atuais: “Essa casa que é tão linda, até o final do ano, receberá o projeto de implementação museológica, com parceria com a arquidiocese, com outras cidades históricas, esse museu contará a história de Mariana, desde os bandeirantes até os dias atuais, de forma dinâmica e interativa, um museu que irá valorizar todo nosso complexo arquitetônico”, declara o Prefeito de Mariana Juliano Duarte.

    Foto: Lívia Maria–

    Prefeitura de Mariana