Mariana intensifica ações de combate ao Aedes aegypti

    Por Larissa Viana

    A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde e da Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde, está intensificando as ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti e realizando mutirões de limpeza nos bairros da cidade. 

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    As ações iniciaram na segunda-feira (07) no Bairro Rosário e seguem um cronograma disponibilizado ao final da matéria, que contempla os principais bairros identificados com índices elevados de infestação do mosquito. Dentre as intervenções que estão sendo realizadas, há a remoção dos inservíveis que acumulam água, tratamento com larvicida dos depósitos que não podem ser eliminados e conscientização da população sobre as formas de se evitar a proliferação do agente transmissor da Dengue.

    Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde, o município está em alerta por terem sido registrados altos índices no último relatório do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Segundo dados informados, a média de infestação no município é de 5,78%. Este indicador está muito acima do preconizado pelo Ministério da Saúde como satisfatório, cuja recomendação é menor que 1%, com bairros como o Condomínio Del Rey chegando a 14,2%.

    O principal problema enfrentado pelos profissionais é a resistência da população em permitir a entrada dos Agentes de Endemias nas residências para serem realizadas as medidas preventivas de combate ao vetor. A Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde ressalta que todos os Agentes de Combate à Dengue estão vacinados contra a Covid-19 e adentrarão nas residências seguindo todos os protocolos sanitários de saúde e segurança.

    O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e das outras arboviroses – Zika, Chikungunya e Febre Amarela Urbana. Em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou manchas vermelhas na pele é recomendado procurar a Unidade Básica de referência.

    Confira o cronograma dos mutirões de limpeza nos bairros do município:

    07/02 a 11/02: Rosário

    14/02 a 16/02: Barro Preto

    17/02 e 18/02: Morada do Sol

    21/02: Condomínio Del Rey e Bairro Fonte da Saudade

    22/02 e 23/02: Santo Antônio 

    24/02 e 25/02: São Gonçalo

    As datas do cronograma estão sujeitas a alterações. Para mais informações, ligue para o setor de Vigilância em Saúde através do número (31) 3558-2653.–

    Prefeitura de Mariana