Por: André Cota
Exatamente nesse 23 de fevereiro, mais de hum milhão e duzentos mil rotarianos, em 200 países do mundo comemoram o aniversário da mais antiga organização ‘não governamental’ do mundo dedicada à prestação de serviços. Seu lema principal ‘Dar de Si Antes de Pensar em Si’ personifica o espírito humanitário que anima os rotarianos de todas as partes do mundo.
Pertencer a Rotary International muito orgulha, a todos os rotarianos, que jamais esquecem de seu fundador, o advogado Paul Harris, que juntamente a três amigos, nessa data (23 de fevereiro) há 117 anos, reuniram-se em Chicago fundando o primeiro Rotary Club do mundo e dando partida ali ao movimento rotário.
Muito bem sabemos, e convicção temos, de que pertencemos a um dos maiores exércitos do bem! Ao comemorarmos 117 anos de Rotary International, não será em um breve momento como este que iremos narrar ou descrever toda sua história e tampouco seremos capazes de relacionar todas suas grandes realizações; contudo, fazemos lembrar que a internacionalidade de Rotary se deu muito cedo, sendo que os primeiros clubes fundados fora dos Estados Unidos, se deu entre 1911 e 1913 com a fundação de clubes no Canadá, na Grã-Bretânia e na Irlanda.
A solidez e a seriedade de Rotary International, traduz-nos o porque de 117 anos de sucesso organizacional; a seriedade e respeito na sociedade mundial já vem de algum tempo, pois, necessário é, que todos saibamos, que Rotary é a única instituição não governamental, com `Assento Definitivo´ na ONU; valendo ressaltar que o Rotary desempenhou um papel importante no estabelecimento da ONU, com 49 delegados, conselheiros e consultores na conferência de inauguração em 1945-46. Até os dias atuais, o Rotary se faz presente nas grandes decisões da ONU.
Desde a fundação do Rotary, muitos princípios básicos têm sido desenvolvidos para que os rotarianos atinjam o seu ideal de prestação serviços e os mais altos padrões de ética.
A Fundação Rotária do Rotary International é uma entidade sem fins lucrativos cuja missão é apoiar os esforços do RI no cumprimento de seus objetivos e na busca da paz e da compreensão mundial por intermédio de programas humanitários, educacionais e culturais em âmbito nacional e internacional.
Dentre os diversos programas da Fundação Rotária, como: Diversos tipos de intercâmbio a nível internacional, concessão de Bolsas de Estudos para estudar em diversos países do mundo, Bolsas Rotary pela paz mundial, outorgadas às pessoas selecionadas para freqüentar os Centros Rotary para Estudos Internacionais da Paz e Resolução de conflitos, Subsídios Rotary para a concretização de diversos projetos, etc.,etc., Um dos maiores feitos, uma das maiores realizações de Rotary International, através de sua Fundação é o Programa Pólio Plus, o qual financia atividades de vacinação e transporte, relacionadas a campanhas de imunização, mobilização social, vigilância sanitária e exames laboratoriais voltados à erradicação da polieomelite em todo o planeta.
Essa iniciativa do Rotary International vem desde os anos de 1984-85, cujo compromisso inicial foi arrecadar um total de 600 milhões de dólares para erradicar a pólio do mundo; sendo que já foram gastos mais de 950 milhões de dólares. É tão admirada tal iniciativa que o Rotary International passou contar como principais parceiros a OMS – Organização Mundial de Saúde, o Unicef e o Centro Americano para Controle e Prevenção de Doenças, para que juntas lutem pela erradicação mundial da pólio desde o ano de 2005, ano que comemorou-se o Centenário de Rotary. Desde o lançamento da campanha (1985) o Rotary já beneficiou mais de 209 nações e territórios, sendo que mais de 02 bilhões de crianças receberam a vacina antipólio.
O Rotary, acima de tudo, se firma como organização familiar, formada por homens e mulheres, com o indispensável apoio das senhoras de rotarianos e enriquecida com a presença de jovens Interactianos e Rotaractianos, que buscam um lugar onde se sintam à vontade e tem como princípio básico o fortalecimento do companheirismo e da reciprocidade do respeito; pois, com um companheirismo fortalecido, amplia-se a crença e a capacidade do servir em todos os rotarianos, tornando-se os grandes desafios ultrapassados, vencidos pela vontade do servir.
Assim, em mais esse aniversário de Rotary International, fazemos lembrar que o Rotary Club de Mariana também faz parte desta sua existência e registramos nosso orgulho em pertencer a essa instituição de tamanho conceito organizacional, que já mostrou ao mundo a sua seriedade, responsabilidade e o comprometimento nas suas realizações; pois, raras são as instituições ‘não governamental’ que sobrevive há mais de um século (117 anos) em total equilíbrio.
PARABÉNS A ROTARY! PARABÉNS ÀQUELES QUE ACREDITARAM E AOS QUE ACREDITAM NA GRANDEZA DESSA INSTITUIÇÃO! André Cota, é membro do Rotary Club de Mariana há 37 anos.