Servidores da Cultura, Iphan, Funarte e Ibram, protestam pela valorização da categoria e se dizem revoltados com a política do Governo Federal em relação aos servidores e suas condições de trabalho. O protesto foi feito em frente ao Museu da Inconfidência em Ouro Preto, que é um dos museus mais conhecidos de todo Brasil.
Por: Hynara Versiani
Na última terça-feira, 28 de maio de 2024, servidores da Cultura de Mariana e Ouro Preto realizaram um ato em frente ao Museu da Inconfidência.
O objetivo do protesto era pedir pela reestruturação do Plano de Carreira e a instalação de uma Mesa de Cultura no Governo Federal.
Trabalhadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) empunharam faixas e cartazes pedindo pela valorização da categoria.
Durante a manifestação, os servidores lembraram da importância da valorização dos agentes da cultura, e das políticas públicas relacionadas ao setor. Lembraram também que uma carreira valorizada permite que a área da cultura seja mais atrativa e faça com que os trabalhadores permaneçam nos órgãos públicos, como Iphan, Funarte e Ibram.
Os manifestantes, que preferem não se identificar, alegam que o quadro de funcionários têm diminuído por conta da falta de valorização. “O pessoal está saindo porque as condições de trabalho e o salário não são os melhores. É uma revolta mesmo”.
Servidores da educação do Governo Federal estão em greve e também recentemente realizaram atos de protesto contra o Governo Federal.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui