Troca de experiências, muita história e cultura. Uma visita guiada que oferece aos alunos das escolas municipais de Itabirito aprendizado sobre o passado do município por meio do contato direto com relatos e construções datadas do século XVIII e XIX.
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Esse é objetivo do projeto Conhecendo Itabirito. Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, em parceria com as secretarias de Educação, Meio Ambiente, Transportes e guarda civil Municipal, o projeto envolve crianças dos 3° anos e teve início neste ano no último dia 14 de março. A edição 2022 contará com a participação de toda a rede municipal de ensino, urbana e rural, até o dia 30 de março. O programa promove educação patrimonial por meio de conhecimento turístico pedagógico ao percorrer a Itabirito de ontem sob olhares e traduções de seu centro histórico composto por igrejas, casarios e ruas e a Itabirito de hoje, transformada por meio de suas praças, parques, arquitetura e monumentos.
“A cidade de Itabirito é um museu a céu aberto. Participar de um roteiro neste cenário é uma oportunidade única para conhecer, interagir e escrever novas páginas da nossa história. Essas crianças podem se tornar adultos com ideais de conservação graças a este projeto, fazendo com que a história atravesse o tempo”, destacou o historiador Carlos Alberto Antunes do Carmo, coordenador do projeto. Da igreja do Rosário à Praça da Estação A programação prevê atividades logo nos primeiros raios de sol, às 7h. Para alunos do turno da tarde, a agenda tem início a partir de 13h. A visita começa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Tombadouro. Em seguida, os alunos percorrem a ladeira da histórica Rua do Rosário, com paradas em frente aos casarões antigos e visita especial a Casa de Paulo Josafá, atual sede da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo. Em seguida, eles são conduzidos à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, e seguem em caminhada para o antigo quartel, a antiga fábrica de tecidos e ao Complexo Turístico da Estação, ponto de encerramento, onde é realizada uma visita guiada pela biblioteca municipal professor Diaulas de Azevedo onde os alunos conhecem os espaços e serviços oferecidos. As professoras também são envolvidas quando recebem uma ficha de inscrição para ser encaminhada aos pais para que os alunos possam fazer a carteirinha de usuários da biblioteca e são convidados a frequentá-la e trazer também os familiares. “O Projeto Conhecendo Itabirito é de suma importância para as novas gerações. Conhecer o passado nos possibilita entender o nosso presente e projetar o futuro. Somente conhecendo a nossa história viva, podemos entender e compreender como foi o processo de colonização da cidade de Itabirito, que traz consigo uma mistura do novo com o velho. Ao andarmos pela cidade observamos diversos casarões antigos, capela, igreja e ladeiras preservadas. A cidade nos convida ao passeio sempre”, reforçou Eliege Delabrida, professora na Escola Manoel Salvador de Oliveira, que acompanhou sua turma em visita realizada na última segunda-feira, dia 21 de março. Encantamento dos alunos Conhecer a Itabirito dos séculos passados e suas formas de vivência despertou em muitas crianças o encantamento por espaços que elas ainda não conheciam. “Eu nunca estive por aqui. É muito legal o que aprendi. Gostei muito da igreja de Nossa Senhora do Rosário. Foi uma experiência muito interessante. Quero voltar mais vezes”, comentou Lara Silva, de 7 anos. “Aprender história desse jeito é muito bom. Essa excursão é muito legal. A gente aprende muito mais”, acrescentou XXX. O entusiasmo dos alunos confirma o sucesso do projeto. “Proporcionar essa aula de história e cultura a céu aberto para as crianças é a certeza de fazermos com que as memórias de Itabirito sejam preservadas. A curiosidade deles diante dos relatos dos historiadores é gratificante e nos proporciona momentos de muita alegria e satisfação. Nos faz acreditar que estamos contribuindo de forma muito especial e didática para a formação de toda esta nova geração”, destacou a diretora de Turismo, Rosilene Martins. Fonte: PMI.