Um direito de todos: programa Um Teto é Tudo leva dignidade por meio de moradias em Ouro Preto

    Por: Rodrigo Nassif

    Atendendo às solicitações da população, a Prefeitura de Ouro Preto deu início ao Programa Um Teto É Tudo. A iniciativa visa promover, gratuitamente, serviços técnicos nas estruturas, terrenos e casas dos cidadãos de baixa renda do Município, através da atuação de profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo e engenharia civil.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    No programa, serão priorizadas as famílias inscritas no auxílio-moradia e que estão fora de suas casas, mas que podem retornar para as residências após ser feita a requalificação das moradias. Já as famílias que não puderem voltar, devido aos riscos geológicos e outros, a equipe está retomando as construções das casas nos antigos reassentamentos, além de planejar os novos.

    O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, destacou a importância do projeto para a população. “A criação de uma secretaria de políticas urbanas e habitação abre muitas possibilidades de concretização de programas e projetos há muitos sonhados em Ouro Preto. Um deles é exatamente esse da arquitetura pública, de maneira que as pessoas possam ter acesso a um processo arquitetônico, que possa depois ser levado a efeito, com segurança para o proprietário. As pessoas terão mais segurança na conquista da sua moradia, da sua casa própria”.

    A iniciativa foi inspirada em uma sugestão realizada pelo vereador Kuruzu, que celebrou e reforçou a importância do projeto. “Nós estamos muito felizes com a colocação em prática desse projeto que permitirá às famílias de baixa renda ter um auxílio técnico para fazer elaboração de projetos para construção de suas casas, regularização dos seus imóveis. Isso é um anseio de muito tempo do povo de Ouro Preto, então nós estamos muito felizes e agradecemos ao prefeito Angelo Oswaldo”.

    Atualmente, o projeto estáaberto para a contratação de profissionais de arquitetura e urbanismo e engenharia civil, através do Edital de Credenciamento 4/2022. Uma primeira lista com os interessados na atuação do projeto já foi publicada e pode ser acessada no Diário Oficial do Município de Ouro Preto.

    Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Habitação pelo telefone 3559-3340 ou acesse o edital.