“Justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta.”
Rui Barbosa (1849-1923)
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Depois de quase dois anos do início do período eleitoral Mariana está sem prefeito eleito. È algo difícil de entender a morosidade da Justiça em julgar o processo eleitoral referente ao cargo de prefeito, considerando que a Justiça Eleitoral é considerada “mais rápida”.
Até dezembro de 2021 das 5.505 cidades do Brasil, apenas 65 não tinham prefeito definido segundo levantamento da ABRADEP, Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político. Hoje esse número pode ser bem menor da metade devido ao julgamento dos processos. Porém Mariana faz parte desse grupo das sem prefeito.
Para Roberta Gresta, membro da ABRADEP e professora da PUC-MG, o prazo de julgamento das candidaturas foi ainda mais significativo em 2020, com o adiamento do registro dos candidatos por conta da pandemia.
Quase há dois anos depois da eleição Mariana continua sem prefeito eleito ! Dos candidatos que disputaram o cargo nenhum deles tomou posse. Os candidatos foram Bruno Mol , Celso Cota, Chico Veterinário, Newton Godoy, Patrícia Ramos e Roberto Rodrigues.
O candidato vitorioso Sr. Celso Cota foi vitorioso com 14.764 votos, equivalente a 42,61% dos votos válidos porém não pode assumir devido a denúncias de partidos adversários que questionavam seu direito político de candidatar a cargo público eletivo.
A denúncia virou processo eleitoral e desde então não foi definida, apensar de julgamentos em várias instancias, vai e vem de processo etc. Depois de quase dois anos pode-se dizer que a morosidade da justiça eleitoral falhou em julgar o processo em tempo hábil devido aos recursos, vai e vem de entre instâncias. Quem perde com isso é a população desses municípios pois faz muita falta um planejamento de ações, plano de governo com metas e datas, coisa que um prefeito ou prefeita interino (a) não tem, pois não sabe quando termina seus dias a frente da Prefeitura. Rui Barbosa (1849-1923) foi um político, diplomata, advogado e jurista brasileiro e já dizia: “ Justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta.”