Danilo Caymmi e Orquestra Jovem de Ouro Preto abrem programação cultural do Museu Boulieu com tributo a Dorival

    O Museu Boulieu, a mais nova instituição cultural de Ouro Preto, inicia neste mês a sua programação cultural “Sílabas e Sons”, com um bate-papo musical em tributo ao eterno Dorival Caymmi. O evento, que acontece na quarta-feira, 15 de junho, às 20h, será protagonizado por Danilo Caymmi, maestro Flávio Mendes e a Orquestra Jovem de Ouro Preto e conduzido pelo professor da PUC Rio, Júlio Diniz. Outro destaque na programação será a realização do “Arraial do Boulieu”, no dia 29, a partir das 18h, que será animado pela Quadrilha Pé de Moleque do Bairro Santa Cruz, e as bandas Forró de Bolso e Candonguêro de São João.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    De portas abertas há pouco mais de um mês, o Museu já recebeu cerca de 4 mil pessoas e alcançou outras 200 mil virtuais. A inauguração foi destaque na imprensa nacional e internacional, chegando até a França, e conquistando espaço em 180 veículos de comunicação como jornais, revistas, sites, rádios e na TV. O espaço, que acolhe a coleção de obras barrocas doada por Jacques e Maria Helena Boulieu, conta com patrocínio integral do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Prefeitura de Ouro Preto.

    Além das mais de mil peças da Coleção Boulieu, estão expostos na instituição duas obras cedidas pela Coleção Ivani e Jorge Yunes, do Programa “Acervos em Diálogo”, além da mostra temporária Aleijadinho – fotografias de Horacio Coppola, realizada em parceria com o Instituto Moreira Salles.

    O tema “Caminhos da Fé” será o fio condutor das atividades educativas do mês, seja nas redes sociais da instituição ou nas atividades presenciais. O foco será mostrar como a religião impulsionou as grandes navegações e consequentemente a disseminação da cultura e arte europeia pelo mundo. Estudantes de todas as idades terão a oportunidade de fazer a oficina “Expressões de fé: uma linguagem não-verbal” na qual, por meio da confecção de um Teatro de Sombras, vão entender a importância das imagens para o processo de colonização.

    “Reservamos às quartas-feiras principalmente para receber a população de Ouro Preto, justamente por isso a entrada é gratuita, o horário de funcionamento é diferenciado e os eventos são realizados neste dia. O Boulieu é um museu com um acervo internacional, mas pensado para todos os públicos”, explica a diretora da instituição, Edineia Araújo.

    Os ingressos para os eventos culturais poderão ser trocados na bilheteria do Museu por 1kg de alimento não perecível ou agasalho, sempre a partir dos sábados que antecedem as produções. Todas as doações arrecadadas serão encaminhadas à Secretaria de Ação Social de Ouro Preto. 

    Serviço:

    Sílabas e Sons – Tributo a Dorival Caymmi: 15/06, 20h – Bate-papo musical com Danilo Caymmi, maestro Flávio Mendes e Júlio Diniz. Abertura e encerramento com Orquestra Jovem de Ouro Preto.

    Arraial do Boulieu: 29/06, 18h – com a Quadrilha Pé de Moleque do Bairro Santa Cruz, Forró de Bolso e Candonguêro de São João.

    Endereço: Rua Padre Rolim, 412, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

    Como chegar: https://goo.gl/maps/mkqNLCxWcy4GWTpQ8

    Horário de funcionamento: Segunda-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo: das 10h às 18h. (Entrada inteira: R$10 / meia entrada: R$5) – Quarta-feira: das 13h às 22h (Entrada gratuita). Terça-feira: fechado.

    Agendamento de visitas monitoradas: educativo@museuboulieu.org.br

    Site: https://museuboulieu.org.br/

    Instagram/Facebook/YouTube: @museuboulieu