Partido Unidade Popular realiza lançamento de pré-candidaturas em Minas Gerais

    Evento de lançamento acontece neste sábado (25), na capital Belo Horizonte. Itabiritense pode ter pré-candidatura divulgada pela sigla

    A Unidade Popular pelo Socialismo (UP) vai entrar nas disputas eleitorais de 2022. O partido – sigla mais recente registrada na Justiça Eleitoral – vai disputar a campanha eleitoral para deputado estadual e federal, além de anunciar que também vai concorrer ao governo de Minas Gerais. Em 2020, o partido participou das eleições municipais, com a candidatura de Sara Boratti para a Prefeitura de Itabirito. O evento de lançamento está confirmado para este sábado, 25 de junho, em Belo Horizonte.

    O nome do itabiritense Thomás Toledo figura na lista das pré-candidaturas divulgadas pela sigla. Thomás, 29 anos, é jornalista e atualmente trabalha como autônomo, na área de produção de vídeos. Thomás é membro da coordenação estadual do Movimento Luta de Classes e iniciou sua trajetória política em 2017, por meio da militância em movimentos sociais. Em 2020, foi candidato a vice-prefeito de Itabirito, compondo a chapa com a candidata a prefeita Sara Boratti, pelo partido Unidade Popular.

    Um contraponto ao atual formato político e econômico do país. É assim que o partido Unidade Popular apresenta a linha política defendida pela sigla. Fundada em 2014 e registrada em 2019, a UP se define como partido de ideologia marxista e de extrema oposição ao atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o pré-candidato, a UP defende o protagonismo popular nas decisões políticas e profundas reformas no estado: “É um grande projeto que estamos construindo coletivamente em Minas Gerais. Em grande medida, os interesses dos municípios mineiros são antagônicos aos interesses do grande capital, desses grandes grupos econômicos fantasiados de empresas e os representantes da especulação financeira, a exemplo das cidades mineradoras. A coletividade e a luta popular são o centro da nossa pré-candidatura”.

    Além do itabiritense, o diretório estadual do partido também informou que vai anunciar o lançamento de outras duas pré-candidaturas para as cadeiras de deputada estadual, uma para deputada federal, além do nome de Indira Xavier como pré-candidata ao Governo de Minas Gerais. Indira é coordenadora nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário e da casa de referência Tina Martins, ocupação de mulheres localizada em Belo Horizonte (MG).

    O partido já havia anunciado a pré-candidatura de Leonardo Péricles para a Presidência da República em novembro de 2021. Léo Péricles, 40 anos, é mineiro e morador da ocupação Eliana Silva, comunidade localizada na região do Barreiro, em Belo Horizonte.

    Atualmente, a UP conta com cerca de 3200 filiados no registro partidário, sendo mais de 400 em Minas Gerais. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 03 de outubro.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui