Equipes da Assistência Social recebem capacitação técnico–profissional

    Na manhã da última quarta-feira, 13, as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e da Vigilância Socioassistencial de Ouro Preto participaram de capacitação técnico–profissional. O encontro reuniu coordenadores, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais do município. Representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social palestraram sobre a Vigilância Socioassistencial, que compreende a análise da capacidade protetiva das famílias e a ocorrência de vulnerabilidades, ameaças, vitimizações e danos em nível territorial, e busca a defesa dos direitos e a garantia ao acesso pleno às ações socioassistenciais.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Segundo a coordenadora da Vigilância Socioassistencial de Ouro Preto, Rebeca Melo, a capacitação é muito proveitosa para dar seguimento à implantação da Vigilância no município. “É extremamente necessário levantar os dados, informatizar o sistema e conhecer as demandas de vulnerabilidade de cada local. A Vigilância é um projeto de monitoramento das vulnerabilidades, e a população terá mais acesso aos benefícios e direitos”, pontua.

    O educador social Túlio Goes, que participou da capacitação, avalia a oportunidade da capacitação. “O curso é muito positivo, no sentido de promover a interação entre os vários profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social”, destaca.

    A Vigilância Socioassistencial também é capaz de promover ações em momentos emergenciais, assim como favorecer políticas públicas mais amplas e preventivas, de modo que a população possa superar tanto as situações ocasionais de fragilidade e até mesmo obter auxílio em contextos mais permanentes.

    Texto e foto: Juliana Pinto-Fonte: PMOP.