Prefeitura Municipal inicia obras para a revitalização da Cachoeira do Matadouro em Passagem de Mariana

    Por: João B. N. Gonçalves

    Obras têm previsão de término para setembro

    Na quarta-feira, 27 de julho, foram iniciadas as obras de despoluição e revitalização da Cachoeira do Matadouro, localizada na Rua da Praia, no distrito de Passagem de Mariana. As obras iniciaram após a instauração de processo de inquérito civil, número MPMG-0400.22.000220-0.
    O local foi depósito de lixo e esgoto durante quase 20 anos, após ser negligenciado por administrações passadas. Agora, passará a receber obras de revitalização, realizadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, e da Subsecretaria de Gestão Urbana em conjunto com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana (SAAE).As obras estão sendo realizadas pela empresa GMP para a realização de serviços de capina e limpeza, e pelo próprio SAAE para interligar o esgoto à rede. De acordo com o Departamento de Meio Ambiente do SAAE de Mariana, a revitalização tem como objetivo a limpeza da área, a retirada de lixo, interligação do esgoto na rede das moradias próximas, que até o momento tem o esgoto lançado na cachoeira. A previsão do SAAE para o término das obras é para meados de setembro, podendo se estender a depender da demanda.As obras foram iniciadas também a pedido do prefeito interino, Sr. Ronaldo Bento. De acordo com a Assessoria de Comunicação do poder público municipal, houve um diagnóstico para averiguar as condições do local e implementar um plano de ação para a despoluição e revitalização da Cachoeira do Matadouro. Essa tentativa de despoluição da Cachoeira do Matadouro ocorre 14 anos depois da última obra realizada no local pelo ex-prefeito Celso Cota.
    Quando vereador, o próprio prefeito, Sr. Ronaldo Bento, realizou um requerimento ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e à Secretaria de Meio Ambiente da cidade, no qual atentava para a necessidade de revitalização da área. No requerimento, emitido em 16 de maio deste ano, o atual prefeito marianense questionava a origem da poluição na Cachoeira do Matadouro e pedia soluções para o problema, visto que o local é uma alternativa de lazer e turismo no distrito de Passagem de Mariana.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui