Atividades inclusivas fizeram parte da Semana da Visibilidade da População em Situação de Rua

    Por Marina Ferreira

    Entre os dias 16 e 19 de agosto, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e apoio do Centro POP, promoveu a Semana da Visibilidade da População em Situação de Rua. A iniciativa contou com atividades internas e externas, dentre elas: roda de conversa, manhã de autocuidados, tarde de cinema, “Café com Prosa” e dia de jogos.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    No dia 16 de agosto (terça-feira), o Centro POP, que presta atendimento especializado a pessoas em situação de rua, promoveu uma roda de conversa aberta ao público, no Centro de Convenções, com o objetivo das pessoas em situação de rua darem seus depoimentos sobre suas experiências. Yuri Alexssandro, afirmou ter sido esse o seu dia preferido da Semana, já que possibilitou aos participantes momentos de troca e união.

    Nos dias 17, 18 e 19 de agosto aconteceram, respectivamente, a manhã de autocuidado e a tarde de cinema, além do “Café com Prosa” e o dia de jogos, que contou com bingo, dama, totó e jogos de baralho. Os dias abertos ao público foram de interação e muita diversão, bem como momentos de reflexão e debate sobre os direitos da população em situação de rua.

    Em conversa, Alonso de Souza, afirmou sua preferência pelo “Café com Prosa” e ainda reforçou a importância do trabalho realizado pelo Centro POP, ele diz: “o que acontece aqui no Centro POP é muito bom, o atendimento é ótimo. Mais uma vez, parabéns para todos os envolvidos”, ressaltou agradecido. 

    SEMANA DA VISIBILIDADE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA 

    A Semana da Visibilidade da População em Situação de Rua acontece em memória das pessoas assassinadas na cidade de São Paulo no dia 19 de agosto de 2004, episódio conhecido como o “Massacre da Sé”. A data ficou instituída como o Dia Nacional da População em Situação de Rua, a partir do Decreto Nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009.

    SOBRE O CENTRO POP

    O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), se localiza na Rua Frei Durão, 208A, Centro, com horário de funcionamento de 8h às 17h. A unidade oferece atendimentos individuais e coletivos e atividades de socialização e inclusão, além de espaço para a guarda de pertences de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação.

    Foto: Lívia Vieira, Maria Fernanda Viana, Evelin Almeida–

    Prefeitura de Mariana