Cartilha orienta veterinários em casos de suspeita de varíola dos macacos

    Por: Marcelo Camelo

    Na última terça-feira, dia 20 de setembro, os médicos veterinários da Clínica Habitat receberam uma cartilha de orientações que o governo federal lançou. O conteúdo normativo do documento era para ajudar na identificação de Varíola dos Macacos em animais. A norma foi redigida por pesquisadores da Rede Vírus, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e revisada pelo Ministério da Saúde, pela Sociedade Brasileira de Virologia e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP).

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Após o caso de Varíola dos Macacos registrado em um filhote de cachorro em Juiz de Fora – MG, que a equipe de comunicação da Habitat ajudou a divulgar, os órgãos de saúde se uniram para discutir sobre possíveis ações com o intuito conter a infecção de animais domésticos por pessoas que testarem positivo para o vírus. A pesquisadora do projeto, a Doutora em Genética e Biologia Molecular Helena Lage, reforça para que as orientações no documento sejam seguidas à risca para mitigar e controlar a infecção e que será um importante direcionador para evitar a proliferação do vírus em maior escala.

    A fim de informar a população, a equipe de médicos veterinários da Clínica Habitat explica, novamente, que os animais domésticos que podem ser hospedeiros do vírus podem ser diversos, não apenas cães e gatos. Portanto, para os tutores que apresentarem os sintomas é importante que se isolem dos animais e que seja feita a coleta de amostra para diagnóstico e descarte correto, a fim de evitar contaminação ambiental. Os cuidados sanitários são suficientes para que mitigue a proliferação do vírus.