Câmara aprova Projeto de Fiscalização da mineração em Mariana

    “Essa lei visa acompanhar a atividade minerária, e está sendo criada para o município ter acesso e poder de fiscalização. Acredito ser de grande importância. O único intuito do projeto é criar um dispositivo para Mariana ter acesso à documentação para poder cobrar as mineradoras”. Disse Vereador Manoel Douglas,  ( Preto do Cabanas )

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

              Nesta segunda-feira, 6 de maio de 2024, os vereadores da Câmara de Mariana aprovaram o Projeto de Lei n.º 39/2024, de autoria do prefeito Celso Cota.

    O projeto pretende fiscalizar a atividade minerária no município, acessando os registros de compradores, o potencial das jazidas e o tempo remanescente para exaustão mineral, com foco em entender o presente e o futuro da mineração em nosso território.

              O PL n.º 39/2024 estabelece diretrizes para o registro, acompanhamento e fiscalização da exploração de recursos minerais em Mariana. O texto do projeto reconhece que, embora a competência para conceder autorizações de exploração mineral seja atribuída à União, segundo o artigo 20, inciso IX, da Constituição Federal de 1988, os municípios detêm a prerrogativa de legislar sobre assuntos de interesse local.

    Vereador Manoel Douglas, Presidente da Câmara Vereador Edson Agostinho Leitão, e Vereador Fernando Sampaio

              Conforme a nova lei, a ausência de um acompanhamento detalhado da atividade mineradora representa uma lacuna na formulação de políticas voltadas para o desenvolvimento econômico do município.  

    A lei também institui a Taxa de Registro e Acompanhamento da Concessão de Lavra e Autorização de Pesquisa (TARF), que estabelece que as empresas detentoras de direitos minerários devem pagar uma taxa ao município para a realização de pesquisas e extração mineral.

              Para o vereador Manoel Douglas (Preto do Cabanas), a aprovação do PL 39/2024, representa um importante passo para que o município fiscalizar a mineração em seu território:

    “Esse dispositivo está sendo criado para o município ter acesso e poder de fiscalização. Acredito ser de grande importância. O único intuito do projeto é criar um dispositivo para Mariana ter acesso à documentação para poder cobrar as mineradoras”.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui