Como instrumento de planejamento da gestão de resíduos sólidos, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou no inicio de outubro, o estudo gravimétrico do município.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
A ação ocorreu no Aterro Sanitário Municipal e contou com a participação da equipe do Consórcio Regional de Saneamento Básico – Consane.
“Esse estudo é importante para o planejamento da gestão pública com ações de conscientização e melhoria da coleta seletiva. O município tem uma estrutura muito boa, e a separação de resíduos é fundamental para a geração de valor para as associações de catadores de recicláveis”, destaca a diretora de meio ambiente e saneamento do Consane, Daniela Pedroso.
Realização de estudo
O estudo gravimétrico é um instrumento de planejamento da gestão de resíduos sólidos para otimizar a aplicação de recursos e dimensionar a estrutura de logística, destinação e disposição final ambientalmente adequada, além de impulsionar os programas de educação ambiental. “A gravimetria é uma ferramenta que possibilita maior compreensão da quantidade e qualidade dos resíduos gerados. Além disso, é importante para a definição de estratégias locais e planejamento de ações para solucionar ou minimizar problemas
relacionados aos resíduos sólidos no município”, analisa a assistente de departamento
da Secretaria de Meio Ambiente, Aparecida Nascimento.