Por Evelin Almeida
No último dia 04 de outubro, aconteceu o I Seminário sobre Acolhimento em Família Acolhedora da Região dos Inconfidentes! O evento reuniu renomados palestrantes nacionais, como Jane Valente, José Roberto Poiane e Paola Botelho. Além disso, representantes de oito municípios mineiros e a presença da Sistema de Garantia de Direito da Criança e do Adolescente com representantes do judiciário, saúde, assistência social, educação, conselheiros tutelares, conselheiros de saúde e representantes da sociedade civil na figura de líderes comunitários com o auxílio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, durante toda a preparação até a realização do evento.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Ao longo do dia, os palestrantes abordaram temas sobre “Acolhimento Familiar: Compromisso Nacional de cuidado e proteção” pela Jane Valente, referência Nacional em Serviço de Acolhimento Familiar. Seguido pela Dra. Paola Domingues Botelho com o tema “Uma rede que acolhe: O Acolhimento em Família Acolhedora e o papel dos atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”. Para finalizar, o Dr. José Roberto Poiani aborda sobre “A articulação entre o Poder Executivo e o Poder Judiciário: caminhos possíveis para a expansão e o fortalecimento do acolhimento familiar”. Para complementar e enriquecer ainda mais a programação, o Centro de Referência em Crianças e Adolescentes (CRIA) realizou apresentações de música, além de Ballet, Street Dance e Percussão, proporcionando momentos de diversão, cultura e educação por meio da arte.
A ação foi promovida pelo Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, uma realização da Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, e teve por objetivo divulgar e informar sobre o Serviço e seu funcionamento no município, esclarecer dúvidas sobre o acolhimento e as diferenças entre o acolhimento institucional, o apadrinhamento afetivo e a adoção, bem como incentivar e sensibilizar as famílias de forma que se interessem pelo acolhimento familiar.
Fotos: Maria Fernanda Viana—
Prefeitura de Mariana