Cedro poderá começar a minerar em Camargos em breve

    Porém impasse causado por reunião feita sem a presença de representantes da Prefeitura, classificada pelo Prefeito interino Ronaldo Bento como um afronte e ameaça ao Estado democrático de Direito pode adiar início. Na foto Ronaldo mostra a ata da polêmica reunião

    Aconteceu dia 03 de novembro reunião entre moradores do distrito de Camargos, Prefeitura de Mariana, vereadores e a Cedro Mineração. Em pauta início de operação da mineradora nas proximidades de Camargos e seus impactos.
    A principal reivindicação dos moradores é o direito de ir e vir, pois, com caminhões transportando minério de ferro a estrada que já está ruim, ficará pior mesmo com algumas partes já alargadas, retocadas, e um pequeno trecho asfaltado. Outra preocupação é com o grande número de ciclistas que transita na estrada Camargos X Mariana.
    Um ciclista já foi morto na BR sentido Mariana x Mineradoras, trecho necessário para entrar na estrada de Camargos no começo desse ano atropelado por um caminhão!
    Representantes da Cedro disseram que já foi feito um estudo sobre o trânsito na estrada e que inicialmente os caminhões irão rodar somente a noite e nos finais de semana não irão usar a estrada.
    O Prefeito interino de Mariana Ronaldo Bento leu uma ata de três páginas de uma reunião ocorrida dia 03 de outubro, com sugestões de ação para a Cedro para o distrito de Camargos e bairro Morro Santana, com contra partida da Prefeitura e envolvendo possibilidades de ações da Renova, tais como construção de estrada para acesso para o Novo Bento, reforma em praça, etc, porém por essa reunião feita sem a participação de representantes da Prefeitura o prefeito interino classificou como uma afronta:
    “Se foi feita essa reunião sem outorga do Poder Executivo as deliberações se tornam inválidas. Toda e qualquer demanda deve ser feita as claras, com a participação do prefeito ou representantes do Poder Público constituído e junto da comunidade. Não trabalho com porões! São questões de grande importância para comunidade de Camargos e tem que ter a participação de todos. Aqui todos tem uma vida tranquila e com a vinda da mineradora Cedro iremos ter mudanças no estilo de vida das pessoas, por isso tudo deve ser tratado as claras, não trabalho com porões! Como vamos formalizar um ato do qual a prefeitura não foi oficializada? Estou tomando conhecimento de reuniões que nem fui convidado, isso é uma afronta ao Executivo e a minha pessoa! Não posso permitir ações assim. Todo documento deve ser protocolado e a população tem que ser envolvida. Repudio essa ação, que pra mim é um ataque ao Estado Democrático de Direito.” Disse o Prefeito Ronaldo Alves Bento.Vários vereadores estiveram presentes e usaram a palavra apoiando a postura de Ronaldo Bento.
    Sr. Pedro representante da Cedro disse que: “Essa ata são as demandas que a comunidade havia passado por abaixo assinados e outras questões e transformada em minuta e não é deliberativa.”
    Um dos representantes disse que a Cedro é muito melhor que a VALE e a SAMARCO, enaltecendo os trabalhos sociais desenvolvidas por esta empresa onde atua nas proximidades de Nova Lima. Veja vídeo completo em breve no site do jornal O Espeto. Sobre o início de operações o prefeito interino perguntou a Secretaria de Meio Ambiente se já tinha liberado pedido de licença de operação e Sra. Secretária respondeu que não. A mineradora Cedro já tem as licenças devidas em outras esferas, porém é necessário aval da Prefeitura. Nesse impasse foi marcada outra reunião semana que vem com a comunidade de Camargos para tratar com mesmo assunto.


    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui